Alunos do CMEB Flôres da Cunha visitam prefeitura de Esteio e têm aula sobre Programa Municipal de Educação Fiscal

Alunos de duas turmas do quinto ano do Centro Municipal de Educação Básica Flôres da Cunha visitaram, na manhã desta quinta-feira (4), a sede da Prefeitura de Esteio. A visita fez parte das atividades do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) na escola.

Primeiramente, os estudantes foram recepcionados no Salão Nobre pelo prefeito Leonardo Pascoal, pelo vice-prefeito Jaime da Rosa e pela secretária municipal da Fazenda, Alice Grecchi, que fez uma rápida explanação da importância dos tributos para o investimento do Município em áreas como saúde, educação e segurança, entre outros. “Por isso, é importante que vocês comprem no mercadinho que esteja legalizado, que paga seus impostos e tributos, pois, assim, ajudam que a Prefeitura tenha mais recursos para investir na cidade. Vocês precisam aprender a pedir a nota fiscal, para que o imposto volte à Prefeitura e seja usado na própria educação de vocês e em outras muitas ações”, explicou Alice.

Depois, foi a vez do prefeito conversar com os estudantes. Pascoal destacou a importância do PMEF, retomado este ano e que tem como principal objetivo ensinar os estudantes sobre a origem e destinação dos recursos públicos e sobre como acompanhar a forma que o poder público usa os valores arrecadados. “Hoje, vocês vão entender melhor como é o funcionamento da Prefeitura. A nossa ideia é que vocês compreendam como aquela compra no mercadinho, que a secretária falou, ajuda a trocar a lâmpada queimada, a tapar os buracos e a pagar os salários dos funcionários da Prefeitura, entre tantas outras coisas. Tenho certeza que, participando deste programa, vocês serão cidadãos mais conscientes e mais preparados, que vão entender melhor suas responsabilidades e direitos”, afirmou o prefeito, que, no final, respondeu a perguntas dos estudantes.

Após uma foto com todo o grupo, Pascoal recebeu os estudantes em seu gabinete e apresentou a equipe de trabalho. O prefeito explicou para os pequenos como funciona o trabalho de cada um e suas respectivas funções. Os alunos aproveitaram e fizeram outras perguntas ao chefe do Executivo. Acompanhadas das professoras e de servidores da Administração Municipal, as crianças também visitaram os outros órgãos da Prefeitura.

Concurso do mascote
Alunos do Flôres da Cunha e de todas as escolas da rede municipal de ensino de Esteio estão convidados para participar do concurso que vai escolher o mascote do PMEF, desenvolvido pelas secretarias municipais da Educação (SME) e da Fazenda (SMF). As inscrições se estendem até o dia 23 de maio. O participante classificado em primeiro lugar e o professor responsável receberão um tablet cada um.

Para participar, o estudante deverá criar um desenho de um mascote que represente o PMEF e dar um nome para o personagem (tanto o desenho como o nome devem ser inéditos). O trabalho pode ser entregue de três maneiras diferentes: escaneado e enviado por e-mail para educacaofiscal@esteio.rs.gov.br; enviado em envelope fechado ou entregue na SME, aos cuidados do GEF (Rua Alegrete, 455 – Parque Amador – CEP: 93.280-060); ou entregue na Prefeitura de Esteio, no setor de IPTU (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), para Cláudia Costa ou Alessandra Moraes, das 12h30min às 18h. Junto com o desenho, deve ser entregue/enviada a ficha de inscrição (veja abaixo). A Comissão Avaliadora fará a pré-seleção do personagem que se enquadre na proposta do concurso, utilizando-se dos critérios de originalidade, criatividade e coerência.

O resultado será divulgado em junho, em data a ser estabelecida.

PMEF
O Programa Municipal de Educação Fiscal de Esteio tem como objetivos sensibilizar o cidadão quanto à função socioeconômica dos tributos e o compromisso social; proporcionar conhecimentos sobre a Administração Pública, a arrecadação, a aplicação e o controle dos gastos públicos; incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos; e evidenciar a importância do tributo na atividade financeira do Estado para a manutenção de políticas públicas e a melhoria das condições de vida dos cidadãos. O programa é realizado, sobretudo, nas escolas, com diferentes atividades que têm como objetivo ensinar os estudantes sobre a origem e destinação dos recursos públicos e sobre como acompanhar a forma como o poder público usa os valores arrecadados.

Concurso mascote da Educação Fiscal
Inscrições: Até dia 23 de maio
Como: Enviar o trabalho escaneado e ficha de inscrição para o e- mail educacaofiscal@esteio.rs.gov.br; enviar em envelope fechado ou entregar na Secretaria Municipal de Educação, ao cuidados do GEF (Rua Alegrete, 455 – Parque Amador – CEP: 93-280-060); ou entregar na Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), para Cláudia Costa ou Alessandra Marques, das 12h30min às 18h.

Veja aqui o regulamento completo

Baixe aqui a ficha de inscrição

Texto: Djalma Corrêa Pacheco e Camila Moraes​