Primeiro evento de Educação Fiscal do ano reforça papel da sociedade

O Grupo de Educação Fiscal Estadual (Gefe/RS) promoveu, nesta quarta-feira (19), em Porto Alegre, um seminário que deu início às atividades programadas para 2017. Com o objetivo de ampliar a percepção da sociedade a respeito da importância do imposto e do controle social da destinação do que é arrecadado, o evento foi o primeiro de diversos encontros que ocorrerão pelo estado. "Precisamos que a sociedade, com um trabalho de conscientização, exerça o controle social", sintetizou o secretário-adjunto da Fazenda, Luiz Antônio Bins.

O seminário inaugural do ano apresentou as instituições que se destacaram durante 2016. As organizações receberam placas condecorativas pelo desempenho no projeto de Educação Fiscal. A cidade de Palmitinho, representada pelo prefeito Luiz Carlos Panosso, foi destaque no número de cidadãos cadastrados na Nota Fiscal Gaúcha (NFG): 57 % da comunidade participa do programa.

O secretário da Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas, também destacou a função da Gefe/RS. "Independentemente de qualquer partido, busca melhorar o estado e formar cidadãos que entendam a importância na administração fiscal", reforçou. As instituições homenageadas destacaram como os repasses são significativos para a infraestrutura e desenvolvimento de suas unidades, apresentando os resultados dos anos de parceria com a Nota Fiscal Gaúcha (NFG).

Para o coordenador do Gefe/RS, Randal Guimarães, a entidade tenta "mudar alguma coisa para as futuras gerações". O seminário de abertura lotou o auditório Itapema do Hotel Plaza São Rafael e contou com as presenças do contador e auditor-geral do Estado (Cage), Álvaro Fakredin; o subsecretário da Receita Estadual, Mário Wunderlich dos Santos; e o subsecretário-adjunto do Tesouro do Estado, Eduardo Lacher, bem como do secretário da Fazenda de Porto Alegre, Leonardo Busatto.

Confira Reportágem no link a baixo:

Texto: Pepo Kerschner/Sefaz
Edição: Gonçalo Valduga/Secom​