Em Esteio, disseminadores de Educação Fiscal participam de primeira capacitação

Um encontro presencial no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio, na noite da terça-feira (4), marcou a primeira atividade do curso de Disseminadores de Educação Fiscal. Os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre o projeto e receberam informações sobre a capacitação, organizada pelas secretarias municipais de Educação (SME) e da Fazenda (SMF), será feita em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf). No total, serão 120 horas de aulas na modalidade à distância, indo até 4 de junho. No final, os inscritos estarão capacitados para abordar o tema em escolas e outras entidades.

“Essa iniciativa valoriza o conhecimento e complementa a educação dos alunos com informações que serão necessárias para a vida deles. É um projeto que dá uma percepção mais clara sobre direitos e deveres da sociedade, pois o cidadão tem a responsabilidade de pagar seus tributos e a gestão pública, a responsabilidade de investí-los de forma eficiente”, comentou o prefeito Leonardo Pascoal na abertura do curso. Os titulares da SME, Marcos Dal'Bó, e da SMF, Alice Grecchi, também participaram da atividade.

O Programa Municipal de Educação Fiscal de Esteio tem como objetivos sensibilizar o cidadão quanto à função socioeconômica dos tributos e o compromisso social; proporcionar conhecimentos sobre a Administração Pública, a arrecadação, a aplicação e o controle dos gastos públicos; incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos ; e evidenciar a importância do tributo na atividade financeira do Estado para a manutenção de políticas públicas e a melhoria das condições de vida dos cidadãos. O programa é realizado, sobretudo, nas escolas, com diferentes atividades que têm como objetivo ensinar os estudantes sobre a origem e destinação dos recursos públicos e sobre como acompanhar a forma como o poder público usa os valores arrecadados.

Texto: Eduardo Baratto Leonardi​