Aprendendo a ser cidadão na Escola de Educação Infantil Municipal Lenira de Moura Lütz, do município de Miraguaí – RS

As turmas do PRÉ I e PRÉ II, da Educação Infantil da Escola Municipal Lenira de Moura Lütz, do município de Miraguaí – RS,  vem realizando o trabalho norteado sempre dentro da oralidade e da ludicidade á questão da cidadania. Sendo a escola um espaço  coadjuvante  de grande responsabilidade para sensibilizar estes pequenos educandos que estão na faixa etária de 4 a 5 anos, da importância de cuidarmos do ambiente para termos uma qualidade de vida usando práticas de preservação do meio ambiente e do patrimônio público.

As professoras iniciaram com hábitos em sala de aula, onde as crianças não podem jogar nada no ambiente escola, tudo o que precisar ser descartado deve ser colocado na lixeira.

A educação, com o foco na cidadania, estimula os pequenos a compreenderem e a cumprirem as obrigações possíveis de serem realizadas com hábitos corretos, onde se explica a eles que contribuindo e ajudando a cuidar do ambiente, será possível diminuir o número do pessoal de limpeza, como também os garis que realizam seus serviços varrendo as ruas, cuidando da limpeza da praça entre outros.

No caderno de atividade, “Aprendendo a Ser Cidadão” disponibilizado, as crianças trabalharam as páginas 10 e 11, que apresenta a questão da praça, e assim realizaram uma caminhada com as duas turmas com o intuito de verificar a questão de limpeza e a conservação dos brinquedos, enfatizando sempre que com esses cuidados eles estão ajudando a cuidar do meio ambiente e também ajudando o município a economizar financeiramente com gastos desnecessários. Mas para isso, cada um deve fazer a sua parte e cobrar do outro, para que saibam que não se deve jogar nada nas ruas, que é necessário utilizar as lixeiras, para a cidade ficar limpa.

Orientar sobre a importância da Educação Fiscal na vida de cada cidadão responsável pelo crescimento de sua cidade, é papel fundamental da escola, pois, para colhermos bons frutos no futuro é necessário acreditar nessa geração, pois assim estaremos seguros de vandalismos e certos que teremos  um ambiente mais conservado.

Professoras: Adrieli de Almeida e Cleuni Marlete de Almeida​