Grupo de Educação Fiscal realiza 62ª reunião em Brasília

A 62ª Reunião do Grupo Nacional de Educação Fiscal – GEF teve início na manhã de hoje, 7/11, nas dependências da Esaf/Sede, e se estenderá até a próxima quarta-feira, com a presença dos representantes nacionais das diversas instituições que integram essa instância do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF.

O diretor-geral adjunto, Ricardo Gomes, representou a direção da Escola na sessão de abertura, junto com a gerente do Programa, Fabiana Baptistucci. Ele deu as boas-vindas aos participantes, quando enfatizou que, no plano mundial, a burocracia vem sendo substituída por conceitos de administração pública gerencial, com os países procurando formas de envolver a sociedade nas decisões e interagir na busca da solução de problemas. Ao abordar tais questões, Ricardo Gomes fez a ponte com a Educação Fiscal, que trabalha para que o cidadão assuma papel de protagonista nas questões relativas a tributos e aplicação de verbas públicas.

Houve oportunidade para todos os participantes da reunião se apresentarem. Na sequência, foi proferida palestra sobre Modelo para avaliação da maturidade e desempenho da gestão fiscal, por José Tostes, representante do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária). Ele abordou as ações do Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil – Profisco e o apoio que vem sendo articulado para as ações da Educação Fiscal.

Na agenda dos dois próximos dias estão os temas Base Nacional Comum Curricular e as ações dos grupos de trabalho que compõem o GEF, como Educação Básica, Ensino Superior, Custos, dentre outros.

A 62ª Reunião do GEF será coroada com a participação do grupo na entrega do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, evento que será realizado dia 9/11, promovido pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais – Febrafite.​