Estudantes da UFRGS conhecem a atuação da CAGE

Alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) participaram de um ciclo de palestras na terça-feira (22/11) para conhecer a atuação do órgão de controle do Estado - CAGE.

 

O projeto, coordenado pelo professor André Hochmüller, busca aproximar os graduandos dos órgãos de controle e fiscalização do Estado, sendo este o segundo evento realizado até então na CAGE por meio do projeto.

 

Os estudantes foram recebidos com a palestra do Subsecretário da Fazenda e Contador e Auditor-Geral do Estado, Álvaro Fakredin. “Este projeto é muito importante pois mostra à academia o que a CAGE faz, produzindo também a aproximação entre a universidade e os órgãos de controle, o que é essencial para a transmissão de conhecimento”, destacou Fakredin.

 

Além da estrutura e da atuação da CAGE, os estudantes conheceram outros projetos e atividades desenvolvidos pelo controle interno gaúcho. O Chefe da Divisão de Informação e de Normatização Contábil - DNC, Álvaro Berrutti, falou sobre a elaboração de documentos contábeis como a prestação de contas do Estado e o Relatório de Governança. Já o Manual do Servidor Público e o Sistema de Informações da CAGE (SINCAGE) foram apresentados pelo auditor Rogério da Silva Meira, da DEO.

 

Os sistemas corporativos utilizados pelo Estado foram o tema da apresentação da colega Dioni Irani Cunha, da DTP. Encerrando o encontro, Gabriel Coch Silveira, da DTP apresentou o Portal Transparência e o aplicativo Pilas RS.