Plantando cidadania na EMEI Aracy Trindade Caurio

Após o período de férias escolares, o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) retomou as atividades desenvolvidas com as escolas de Santa Maria, na manhã e na tarde desta quinta- feira (11). A primeira delas foi o Varal da Cidadania, montado na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Aracy Trindade Cáurio.

Com a ajuda das professoras Bruna Linhati de Oliveira e Clarice Nadalon e da coordenadora Lilian Wagner, os 42 alunos da pré-escola realizaram o ato simbólico da troca da nota fiscal pelos produtos levados até a escola pelo PMEF. Os itens do Varal são destinados ao programa municipal após serem apreendidos pela Receita Federal do Brasil.

As crianças já estavam em contato com a Educação Fiscal, através dos projetos desenvolvidos na escola. O projeto “Cidadania: o que posso e o que preciso fazer”, tem o objetivo de disseminar o conceito de cidadania esclarecendo aquilo que é possível fazer e o que é preciso ser feito para viver em harmonia. “Trabalhamos ao longo do ano, com diversos temas relacionados aos direitos e deveres, como por exemplo: higiene, folclore, alimentação e meio ambiente”, explica a diretora da escola, Monica Knapp.

Já no “Mercadinho do Saci” os alunos aprendem o que é necessário priorizar nas compras do mercado. Os estudantes recebem orientações sobre alimentação saudável, para desenvolver a consciência cidadã com relação à alimentação como um direito da criança e um dever dos adultos.

O conhecimento prévio dos alunos sobre a importância da nota fiscal, de onde ela vem e que é necessário solicitá-la, foi algo que chamou a atenção dos integrantes do PMEF.

Para a coordenadora Lilian Wagner, o Varal da Cidadania é muito produtivo, uma vez que proporciona a troca de experiências e ideias entre os planos de trabalho das professoras. "Para as crianças, estimula e incentiva o ato de “pedir a nota", o saber onde são aplicados os recursos e, a partir de fatos cotidianos, trabalhar as pequenas corrupções”, completa a coordenadora.

Texto e Fotos: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Supervisão: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)​