Uma aula de cidadania no 10º Festival Cid Legal Canta e Dança

A noite de quinta-feira (30) marcou mais uma página no calendário de atividades do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). A primeira etapa do 10º Festival Cid Legal Canta e Dança na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), aconteceu no palco do auditório da Prefeitura Municipal de Santa Maria, quando as escolas apresentaram suas coreografias e canções para um público atento.

Na abertura do festival a coordenadora do PMEF Rosaura Vargas agradeceu a participação das Escolas Pinheiro Machado, Diácono João Luiz Pozzobon e CAIC – Luizinho De Grandi, ressaltando a importância dos professores na formação de uma sociedade ética. O delegado da Receita Federal em Santa Maria Araquem Ferreira Brum destacou que o PMEF é referencia não só no estado, mas já atingiu reconhecimento a nível nacional pela abrangência das atividades nas escolas.

O trio formado pelo professor Lívio Jornada, Sílvia Iensen e Alexandre Trindade de Vargas, abriu a noite animando os presentes com muita música. Em seguida, vieram as apresentações. A EMEF Pinheiro Machado trouxe a paródia “Paguei, quero nota”, que fala sobre a importância da nota fiscal e retorno para a população com os tributos que são pagos. Os alunos da EMEF Diácono João Luiz Pozzobon, apresentaram a Oração Fiscal Gaudéria, buscando expressar a importância do controle e aplicação do dinheiro público em prol da comunidade. E ainda apresentaram a coreografia desenvolvida em cima da música “ O Vento” do grupo “Os Monarcas”.

O cronograma do evento trouxe a EMEF Pinheiro Machado novamente ao palco com os alunos da etapa VI, agora com a paródia adaptada na música da dupla “Henrique e Juliano” “Na Hora da Raiva”.Quem encerrou a noite, foi o coral de pais da Escola CAIC Luizinho De Grandi, regido pela professora Izane Dalla Nora. A paródia cantada, “Reivindicando nossos direitos” falou da importância de todos caminharem juntos, para melhorar o futuro das gerações que estão por vir.

A professora Marcia Terra Marques, representante da Secretaria da Educação avaliou: “o evento atinge os objetivos. Atividade importante para sensibilizar a população através da participação dos estudantes em momentos culturais. Momentos de integração entre professores/alunos e Gestores/comunidade”.

Para a professora doutora em Educação, Rosemar Vestena. “Muito relevante para a sociedade e, especialmente para os estudantes do EJA, professores e gestores. Um momento de cidadania de aprendizado e de contato com a arte que é uma das molas propulsoras para a resolução dos problemas sociais”.

Superintendente da Caixa Econômica Federal, Luiz Sérgio Rodrigues Nunes parabenizou a iniciativa. “Evento de excelente importância para o desenvolvimento de cidadania e responsabilidade social. Destaque pela capacidade de mobilizar cidadãos de todas as faixas etárias. Parabéns pela persistência dos organizadores”.

O objetivo do festival é promover e institucionalizar a Educação Fiscal para o pleno exercício da cidadania. Tem por finalidade desenvolver no aluno a consciência para o pleno exercício da sua cidadania, despertar o cidadão para o valor socioeconómico do recolhimento do tributo, criar na sociedade um comportamento de acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos pelo poder público.

Integraram também a comissão avaliadora do evento a professora Márcia Terra Marques, representando a SMED, o artista plástico, músico e compositor, Jonessy Jonard Moreira Nunes, Ivanice Zanini Schultes, Delegada Adjunta da Receita Estadual em Santa Maria e Rosa Maria Pinto Guidolin, representando o Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos de Santa Maria.

O Festival Cid Legal Canta e Dança, realizado pelo Programa Municipal de Educação Fiscal não é mais competitivo desde o ano de 2009, e a partir disto, todos os participantes são premiados com materiais das apreensões realizadas pela Receita Federal do Brasil que são posteriormente destinados ao PMEF. Todos os presentes receberam um boné da Caixa Econômica Federal, apoiadora do evento.

Antes do evento foi possível que os participantes visitassem a exposição da Receita Federal do Brasil sobre a história da administração tributária no Brasil, que após passar por várias escolas, está exposta no hall da Prefeitura Municipal de Santa Maria - RS.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, desde 2002, por meio das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio da Caixa Econômica Federal.

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca

Fotos: Rosaura Vargas, Rozania Rosa, Adriana Aires e Pedro Lucca