Sala de aula se transforma em mercadinho na Escola José Zanatta em Taquaruçu do Sul

Com o objetivo de trabalhar a importância da nota fiscal e aprofundar, sistematizar e ampliar o conhecimento sobre o sistema monetário brasileiro, bem como incentivar o cálculo e o uso de valores para resolver situações envolvendo quantias em dinheiro, a professora do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Adriana S. Zanchet, da  E.E.E.B. José Zanatta, de Taquaruçu do Sul, promoveu uma aula diferenciada em que a sala de aula se transformou em um mini mercado. Anteriormente, o sistema monetário foi trabalhado com os alunos,  juntamente com as atividades realizadas no livro “ Construindo a Cidadania”. Após, este foi praticado com a simulação de um mercadinho em que os educandos eram clientes ou trabalhavam no estabelecimento montado.


            Após as compras, eles passavam a mercadoria no caixa e solicitavam a nota fiscal e, em seguida, faziam a mesma conta no caderno para praticar os cálculos. No final, as embalagens ainda foram aproveitadas em outras aulas para criar diversas situações problemas.

         Com essa atividade, as crianças aprenderam os produtos que são indispensáveis e os que são supérfluos, economia doméstica da família e, principalmente, a importância de pedir a nota fiscal para que o município receba o retorno.​