Gincana da cidadania na Escola Caic Luizinho De Grandi em Santa Maria

A semana de aniversário na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Junto ao Caic Luizinho De Grandi, encerrou nesta sexta-feira (15), sendo conhecidos os vencedores da gincana, que receberam prêmios, entre eles, alguns doados pela Caixa Econômica Federal e pelo Programa Municipal de Educação (PMEF), fruto de apreensões da Receita Federal Brasil

Durante a semana foram 15 turmas e em torno de 400 alunos envolvidos nas atividade previstas para os alunos dos anos finais. Entre as tarefas da gincana estava trazer alguém até a escola que tenha participado da sua construção, 21 anos atrás. Fazer uma redação cujo o título era: “O que mudou na minha comunidade com a vinda da escola”. Pesquisar sobre o histórico, o hino e os diretores da escola, além de trazer um egresso da escola que esteja no ensino médio ou superior.

A última atividade da gincana consistia em trazer alunos para cantar o hino da escola e falar a respeito do seu entendimento sobre a Educação Fiscal. As avaliações foram feitas na manhã de hoje, pela coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, e a coordenadora pedagógica do CAIC, Vânia Meneghetti, que atribuíram as notas do exercício, realizado com os alunos do 5º ao 9º ano.

Dentre as apresentações, uma das que mais chamou atenção foi da a turma do 9º ano azul. Houve um debate entre eles, guiados pelo estudante Jeferson Taugen, que contribuiu com tudo que ele aprendeu de Educação Fiscal após participar das oficinas pedagógicas levadas até a escola pelo PMEF junto com a exposição da Receita Federal “História da Administração Tributária no Brasil”.

A menina Lia, representante do 6º ano azul, pediu ajuda ao avô, militar da reserva, para chegar ao entendimento do que é Educação Fiscal. “ Todas as instituições comerciais são obrigadas a fornecer nota fiscal. Os consumidores devem exigir as notas para que os comerciantes não soneguem imposto”. Constatou a aluna.

Outros trabalhos, como o feito em sala de aula pelos professores com os alunos foram trazidos para a apresentação. A exemplo da Juliana, do 6º ano laranja, que afirma que cidadão é aquele que luta pelos seus direitos e cumpre seus deveres. “Entre os deveres do cidadão está o pagamento dos tributos e a fiscalização, quanto a destinação dos recursos públicos.

Do 6º ano verde e do amarelo, vieram mais duas contribuições importantes que mostraram o entendimento dos alunos sobre a Educação Fiscal. Rafael acredita que a população é a maior prejudicada com a sonegação, o contrabando e a pirataria, pois o país deixa de arrecadar milhões de reais com quem compra estes produtos ilegais.

Já Dieniffer defende que a Educação Fiscal: “contribui para a melhoria da compreensão pública sobre tributação, responsabilidades do estado e exercício da cidadania, aperfeiçoando assim a transparência na gestão pública e na prática da responsabilidade fiscal”.

Depois de encerrados os trabalhos, foram somadas as notas obtidas por eles na realização das atividades da gincana que iniciou na segunda-feira e finalmente os alunos puderam saber quem foi o grande vencedor. A turma do 5º ano amarelo, que somou 394 pontos foi a grande vencedora da Gincana e recebeu os prêmios sorteados pela diretora Maria Helena Antonello e vice Malize De Oliveira.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

Confira a classificação final da gincana:

1) 5º Amarelo – 394 pontos

2) 6º Laranja – 285 pontos