Gincana cooperativa do Meio Ambiente em Fortaleza dos Valos

“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.”

(Herbert de Souza, o Betinho)

A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto organizou no dia 10 de junho uma Gincana do Meio Ambiente com o objetivo de desenvolver, aprimorar e fortalecer ações envolvendo o cuidado com o ambiente do nosso município, estado e país.

Esta atividade faz parte de uma ação globalizada entre as três escolas rurais de nosso município, sendo elas EEEF Coronel Lúcio Annes Dias (Fazenda Colorados), EEEF João Soares de Barros(Portão) e EMEF Santa Cruz (Esquina Gaúcha).

A gincana aconteceu na escola Lúcio Annes Dias, foram várias atividades, entre elas:

• Painel com material reciclado, com o tema: “Construindo a consciência ecológica”.
  • Apresentar uma música sobre o Meio Ambiente.
  • Trazer lixo seco para a campanha de Lixo.
  • Prova Jornalística com notícias sobre o Meio ambiente dividido em dois tópicos: Boas ações em favor do Meio Ambiente e Ações que prejudicam o Meio Ambiente.
  • Corrida de revezamento com ações ecológicas.
  • Detetive do meio ambiente.
  • Caça ao tesouro.

Para encerrar a gincana foi apresentado para os alunos o “Mascote do Programa Educação Fiscal”, o CALCULITO. Na oportunidade foi entregue as diretoras o material que vai subsidiar os trabalhos  desta etapa do projeto. Essa também é uma ação coletiva e prioritária, pois nosso município busca através desse projeto incentivar a população a comprar em nosso munícipio, solicitar a nota fiscal e dessa forma dar a sua contribuição para o Hospital Bom Pastor e a EEEF Coronel Lúcio Annes Dias.

É gratificante observar o envolvimento dos alunos nas atividades que a escola propõe, acreditamos que nosso desafio como adultos dessa geração é internalizar em nós a consciência ecológica, trabalhando por um mundo melhor, mais preservado, com cidadãos mais humanos e solidários.

A secretária Sandra Rubin Facco acompanhou as atividades e parabenizou as escolas pelo envolvimento, comprometimento e participação na Gincana do Meio Ambiente.​