Escola Aracy Barreto Sacchis recebeu exposição sobre a história dos tributos no Brasil

O mês de junho começou com Educação Fiscal na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Aracy Barreto Sacchis. A exposição de banners da Receita Federal: História da Administração Tributária no Brasil, foi apresentada inicialmente aos alunos do 9º ano da escola e ficou exposta durante toda a semana, entre os dias 06 e 10 de junho, para estimular a discussão sobre o tema com os pais, alunos e professores.

Integrantes do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), a coordenadora adjunta Adriana Aires e a disseminadora Rozania Rosa fizeram uma introdução e conversaram com os estudantes e professores sobre os tributos e a importância de todos serem conscientes sobre a cidadania, para poder exercê-la de forma plena.

A professora Adriana destacou que o conteúdo da exposição, pode ser trabalhado de forma inter e transdisciplinar. Ela sugere que em História é possível abordar o conteúdo como um todo, na disciplina de Artes, estudar os retratos e fotografias. Com a Geografia podem ser abordados temas como as rotas marírtimas, cartografia e em Português seriam utilizados os textos contidos nos banners da exposição.

A supervisora Andréia Ferrett Lima e a professora de história Clarice Maia, adotaram a sugestão do PMEF para que a visitação seja propiciada de forma individual e todas as turmas possam interagir com o material disponibilizado. Andréia realatou que no momento em que os alunos passaram a entender e trazer para situações do seu cotidiano a mostra se tornou mais interessante para cada um deles.

O material exposto sobre a história da administração tributária no Brasil passará ainda pela EMEF Caic Luizinho de Grandi e EMEF Duque de Caxias e também está disponível no site da Receita Federal do Brasil.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, RS, desde 2002, por meio das Secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio da Caixa Econômica Federal.

Texto e fotos: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Coordenação: Rosaura Vargas​