Seminário de Educação Fiscal mobiliza região de Passo Fundo

Os 22 municípios que compreendem a região da Grande Passo Fundo estão mobilizados para acompanhar, nesta quarta-feira (11), a 7ª etapa do Seminário Regional de Educação Fiscal. O evento é direcionado a professores da rede pública e particular, gestores municipais e representantes de entidades cadastradas no programa da NFG (Nota Fiscal Gaúcha), com a finalidade de ampliar as ações de cidadania fiscal no Estado. 

O encontro em Passo Fundo acontece no auditório da Faculdade de Direito da UPF (bloco U1 - BR 285, bairro São José), envolvendo as cidades que integram a 7ª, 25ª e a 39ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Os trabalhos iniciam-se às 13h, abordando maneiras de como cada cidadão pode contribuir para aumentar a arrecadação de impostos ao participar dos programas municipais de Educação Fiscal (que refletem na participação de cada município no rateio do ICMS), assim como na adesão ao NFG. 

Erechim
 
Nessa terça-feira (10), foi a vez da região do Alto Uruguai receber uma das etapas dos seminários de Educação Fiscal. Representantes de 31 municípios da 15ª CRE estiveram presentes às atividades no auditório do Prédio 6 do campus da URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai das Missões), em Erechim.

Logo na abertura do encontro, foi apresentada uma mensagem em vídeo do governador José Ivo Sartori salientando o papel da rede escolar em disseminar os conceitos sobre a importância do controle social na destinação do que é recolhido em impostos. O seminário contou com as presenças do delegado regional da Receita Estadual, Amauri José Secco; do secretário municipal da Fazenda de Erechim, Edson Luis Kammler; do agente da Receita Federal, Gilberto Stephen, e da coordenadora da 15ª CRE, Zenaide Bazotti.

Organizados pelo GEFE/RS (Grupo de Educação Fiscal Estadual do RS), os seminários irão contemplar 16 diferentes regiões gaúchas até o final do mês de junho. Com representações das secretarias da Fazenda e da Educação, o GEFE/RS teve sua reativação formalizada ainda no ano passado e uma das primeiras conquistas foi incluir o tema da educação fiscal entre as metas do Plano Estadual de Educação.
 
Texto: Imprensa/Fazenda
Edição: Cristina Lac/Secom