Seminário Regional de Educação Fiscal deverá reunir centenas de professores, a partir desta quinta

Com o intuito de motivar a participação efetiva das escolas em desenvolver os temas relacionados à Educação Fiscal dentro da sala de aula, o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), juntamente com a Coordenação Pedagógica da Secretaria de Município da Educação (Smed) e 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), irá realizar o Seminário Regional de Educação Fiscal: Construindo Cidadania.

 

O evento, voltado a professores, gestores e coordenadores, inicia nesta quinta-feira (7), a partir das 8h, no Auditório do Centro Administrativo Municipal, localizado na Rua Venâncio Aires, 2277, no térreo. A palestra de abertura, das 8h às 11h30, será com o professor doutor Jorge Luiz Cunha, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o tema “Educação Fiscal para o exercício da cidadania- uma abordagem histórica da cleptocracia desde a Grécia e Roma até o presente.

O seminário se desenvolve até o dia 6 de maio, com nove encontros. A próxima  oficina será no dia 26 de abril, a partir das 8h30, voltado aos professores da Educação Infantil. A palestra ficará a cargo da professora doutora da UFSM, pesquisadora na área de Educação, Débora Teixeira de Mello. Os temas que serão discutidos são: Infância e Políticas Públicas, Educação Infantil e Formação de Professores, História da Educação Infantil. (Confira a programação completa nos anexos)

Confirmação de presença

A Coordenação do Programa de Educação Fiscal informa que os professores que pretendem participar das oficinas devem confirmar presença pelo e-mail educacaofiscal@gmail.com ou pelo telefone 39217073. “Vale lembrar que os professores estão convidados a participar de todo o seminário, assim como, escolher as oficinas de sua preferência ou disponibilidade”, explica a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas. Rosaura também ressalta que não há limitação de número de professores por escola.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, desde 2002, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e UFSM. De acordo com a coordenadora, a missão do programa é “ conscientizar a sociedade, através da escola, sobre a função socioeconômica do tributo, buscando o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda a população".

Seminário Regional de Educação Fiscal: Construindo Cidadania

07 de abril (quinta-feira) – 8h às 11h30 – Gestores, coordenadores e professores de história

Palestrante- Prof. Dr  Jorge Luiz da Cunha- professor titular da Universidade Federal de Santa Maria  (UFSM). Integra o quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM), mestrado e doutorado; Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFSM), mestrado e doutorado; também é docente do Mestrado Profissional em Ensino de História (UFSM (UFRJ)

Tema: Educação Fiscal para o exercício da cidadania - uma abordagem histórica da cleptocracia desde a Grécia e Roma até o presente

26 de abril (terça-feira) – 8h30 ou 14h – Educação Infantil

Palestra- Prof. Cristina Bento Farias (8ª CRE)- 8h30

Prof. Débora Teixeira de Mello - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem realizado pesquisa na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Educação, discutindo principalmente os seguintes temas: infância e políticas públicas, educação infantil e formação de professores, história da educação infantil. (14h)

27 de abril (quarta-feira) – 8h30min OU 14h – Anos Iniciais (4º a 5º anos)

Abertura: Prof. Cristina Bento Farias (8ª CRE)-8h30 e Ivanice Zanini Schultes, delegada adjunta da Receita Estadual - 8ª DRE - Santa Maria (14h)

Tema: Nota Fiscal Gaúcha

Profª Dr. Rosemar  de   Fátima   Vestena   é   Doutora   em   Educação   em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS - Brasil (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994). Graduada e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1985). Atualmente é professora da Graduação e Pós Graduação Educação em Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano e da Rede   Estadual   de   ensino.   É membro do grupo de pesquisa: Formação de Professores e Docência - FORPRODOC.   É diretora e integrante do elenco Grupo Teatral Frotole Del Baracon,  Nova Palma - RS – Brasil.

Atua na área de Ensino de Ciências e Biologia, Pedagogia, Metodologia do   Ensino   em   Ciências,   Educação   de   Jovens   e Adultos,   Educação   Sexual,   Saúde   e   Educação,   Alfabetização Cientí@ca,  Teatro   e   Educação,   Cinema   e   Educação   e   Cultura Italo Riograndense. Acompanhará a oficina a Doutoranda Elenize Nicoletti (14h30min)

30 de abril (sábado) – 9h às 11h – Anos iniciais (1º a 3º anos)

Abertura: Prof. Cristina Bento Farias - 8ª CRE

02 de maio – 8h 30 min OU 14h - Cinema e Artes

Abertura: Artista Plástica, MARÍLIA CHARTUNE TEIXEIRA (8h30min);

Palestrante: Adriana Aires Pereira, professora da História da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. Possui Graduação em História e Especialização em História do Brasil pela - UFSM, Mestranda em Educação pela UNISC, bolsista Prosup - CAPES. Coordenadora Adjunta do Programa de Educação Fiscal da Prefeitura Municipal de Santa Maria. Criadora e Coordenadora do PACIPEN - Projeto de Aprendizagem Arte e Cinema na EMEF Padre Nóbrega. (14h)

03 de maio – 14h - Matemática

Prof. Diana dias Sampaio – UFSM, Economista (Educação Financeira)

04 de maio – 8h 30 ou 14h – Ed Física e Ciências

Abertura: Marciano Loureiro Filho- EMATER – 8h30min

Palestrante: Profª. Drª. Marta Regina Lopes Tocchetto - possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1980), especialização em Tratamento de Resíduos Industriais pela Pontifícia Universidade Católica-RS (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-seção RS e adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos industriais e águas. (14h)
 

05 de maio – 8h30 ou 14h - História e Geografia

Prof. Adriana Aires Pereira  - História (8h30 e 14h)

Professora Medianeira Garcia  - Geografia  (8h30min e 14h).

Professora Drª Graziela Franceschet Farias-professora adjunta A - Nível 1 do Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação, UFSM. É Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM. (14h)

06 de maio – 8h30 ou 14h - Português e Inglês

Felipe Freitag - Licenciado em Letras Português-UFSM e Mestre em Estudos Linguísticos-UFSM. (8h3min)

Tema: A educação Fiscal aliada a Teoria Holística da Atividade (THA).

A THA procura orientar docentes e discentes sobre a formação humana na escola, levando para dentro da sala de aula questões da socioculturabilidade dos educandos. Dessa maneira, a educação fiscal-cidadania sendo um elemento presente na sociedade vai ao encontro dos pressupostos básicos da THA.

Carlos Luciano Sant’anna, Auditor Fiscal da Receita Federal de Santa Maria, (14h)

Prof. Roseclei Martini Sanchotene - Professora estadual desde 1982, com especialização em Língua Portuguesa na FESB/FAFISB – São Borja – RS; ministra aulas para concursos em geral e para vestibulares, atua em Santa Maria e região. (14h30min)

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: Arquivo/Prefeitura​