Santa Rosa recebe terceira edição do Seminário Regional de Educação Fiscal

Representantes de cerca de 40 municípios que integram as regiões da Grande Santa Rosa e Celeiro acompanharam, na manhã dessa quarta-feira (27), o terceiro encontro do Seminário Regional de Educação Fiscal. A iniciativa é do Grupo de Educação Fiscal Estadual do RS (GEFE/RS), com o propósito de ampliar as ações de cidadania fiscal no estado. Nesta quinta-feira (28), a quarta etapa do Seminário acontece em Palmitinho, mobilizando as comunidades da região do Médio e Alto Uruguai.

Professores da rede pública e particular, gestores municipais e representantes de entidades cadastradas no programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) das duas regiões compreendidas pelas 17ª e 21ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) participaram dos debates e apresentações, que ocorreram no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges, na cidade de Santa Rosa.
Estavam presentes na abertura do evento o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, o delegado regional da Receita Estadual de Santo Ângelo, Joaquim Henrique Oliveira, a coordenadora do GEFE/RS, Márcia Martins, e a representante da 17ª CRE, Rosângela Vecia, assim como o chefe da agência da Receita Federal, Marcos Pohl.

Com representações das secretarias da Fazenda e da Educação, o GEFE/RS teve sua reativação formalizada ainda no ano passado e uma das primeiras conquistas foi incluir o tema da educação entre as metas do Plano Estadual de Educação.
O Grupo organizou um calendário com 16 seminários regionais até o final do mês de junho para comtemplar as mais diferentes regiões gaúchas debatendo a importância do controle social na destinação do que é recolhido em impostos, mas também sobre o papel do consumidor em combater a sonegação.

Texto: Pepo Kerschner/Sefaz
Edição: Cristina Lac/Secom​