Gefe cria programação de TV para promover educação fiscal

O Grupo Estadual de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul (GEFE/RS) está desenvolvendo uma programação de TV para levar aos cidadãos ainda mais informações sobre temas como tributação, aplicação de recursos, transparência e controle social. 

 

Por meio de entrevistas variadas e primando por uma linguagem leve e acessível, o Programa de Educação Fiscal TV pretende ser mais um meio dedespertar o povo gaúcho para o exercício da cidadania fiscal.
De acordo com a coordenadora do GEFE/RS, Márcia Helena Nery Martins, a iniciativa fortalece o trabalho que já vem sendo feito em outras frentes. "Estão previstos para este ano 16 seminários, em diversas regiões do estado, como o objetivo instigar a reflexão sobre a importância da solidariedade na relação cidadão/Estado, e o programa de TV nos ajudará a disseminar essas ideias em outras plataformas”, esclareceu a colega. "É mais um importante passo para o desenvolvimento de uma mudança cultural a partir da consciência coletiva”, finalizou.
 
As entrevistas começaram a ser gravadas neste mês, inicialmente com os membros do GEFE/RS, que atuam nas Secretarias da Fazenda e da Educação. Jeanéte Sherer, coordenadora adjunta do GEFE/RS, falou sobre a importância da Educação fiscal no âmbito escolar para a formação de cidadãos solidários; Edemar Castaman, da Cage, explicou como funciona a gestão pública; e Adelar Vendrusculo, da Assessoria dos Municípios, abordou a importância de as entidades sociais serem bons exemplos da correta aplicação dos recursos públicos. Em breve essas e outras reflexões poderão ser conferidas na TVE e no canal do Programa de Educação Fiscal no YouTube.​