Educação Fiscal no Rio Grande do Sul

Durante a manhã desta segunda-feira (14) representantes do GEFE/RS se reuniram na Assembleia Legislativa para apresentar o tema sobre o Programa de Educação fiscal. Segue a baixo uma ótima reflexão publicada no Facebook do Deputado Tiago Simom, na íntegra.

 

"Pagamos impostos todos os dias, das mais diversas formas. Mas você sabe para onde vai este recurso?

Durante a manhã de hoje, conversei com os representantes do Grupo Estadual de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul (GEFE/RS). É uma iniciativa que faz parte do Programa de Educação Fiscal do Estado, que visa levar ao cidadão informação simples e transparente da origem e destino dos recursos públicos.

Na conversa, o trabalho foi apresentado à Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, da qual sou presidente, para que as ações da GEFE/RS sejam amplamente difundidas e ampliadas.

Um dos braços da iniciativa é a já conhecida Nota Fiscal Gaúcha, uma iniciativa que beneficia cidadãos, empresas e entidades sociais. Com o programa, o imposto que você paga pode voltar para a sua comunidade.

Através do programa de educação fiscal nas escolas será possível trazer a consciência crítica de que pagar impostos gera um significante retorno para a sociedade. Além disso, propicia o conhecimento coletivo de que, com a colaboração de todos, é possível conceber uma cidadania fiscal responsável."