Grupo de Educação Fiscal promove Fórum de Cidadania e projeta ações para 2016

A realização de 16 seminários regionais ainda no primeiro semestre está entre as prioridades para 2016 enumeradas no Fórum de Cidadania e Educação Fiscal, ocorrido nesta segunda-feira (30). Para discutir o planejamento das atividades ao longo do próximo ano, o Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE/RS) reuniu representantes das delegacias da Receita Estadual e das coordenadorias de Educação para oficinas de integração e debates com a finalidade de difundir os conceitos de cidadania fiscal pelo Estado. O Fórum ocorreu no auditório da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre. 

O secretário adjunto da Fazenda, Luis Antônio Bins, participou do ato de abertura do Fórum e destacou a importância das atividades, em especial junto aos estudantes. “É fundamental esta ferramenta da cidadania fiscal, mais ainda num período de tamanhas dificuldades que o Estado enfrenta nas suas finanças”, acrescentou Bins. 
 
Para a coordenadora do GEFE/RS, Márcia Helena Nery Martins, 2015 fecha com resultado positivo. “Tivemos um grande avanço com a inclusão da cidadania fiscal como uma das metas prioritárias no Plano Estadual de Educação”, exalta ela, ao citar o pioneirismo do RS e Minas Gerais nesta conquista. Márcia Martins destaca igualmente a formalização do grupo em julho deste ano, retomando a parceria com a Secretaria de Educação, o que abriu caminho para a parceria com outras instituições como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público. A criação do Grupo de Educação Fiscal de Porto Alegre é outro acontecimento destacado pela coordenadora. 
 
O Fórum desta segunda-feira incluiu ainda oficinas de integração entre equipes das mais diferentes regiões do estado, bem como da apresentação de escolas ações positivas em favor da cidadania fiscal. Com a finalidade de acentuar a consciência do cidadão em relação ao papel dos tributos como um instrumento utilizado para promover as mudanças, a apresentação oficial da nova composição do GEFE/RS ocorreu em julho deste ano, em evento ocorrido no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Texto: Pepo Kerschner/Sefaz
Edição: Léa Aragón/Secom