Primeiro dia de apresentações do 7º Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena no Município de Santa maria

O primeiro dia do 7º Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena ocorreu na tarde dessa quarta-feira (4). O evento reuniu mais de 300 pessoas no Theatro Treze de Maio para prestigiar as apresentações de sete escolas municipais. O Festival tem por objetivo promover a integração da arte e o exercício da cidadania, ao valorizar o teatro dos estudantes da região central do Rio Grande do Sul.

Além dos professores e alunos, estiveram presentes autoridades de Santa Maria: a Secretária de Educação, Silvana Guerino, representando o Prefeito Cezar Schirmer; Rosangela Rechia, da Secretaria Municipal de Cultura; a delegada ajunta Ivanice Zanini Schultes, representando a Delegacia da Fazenda Estadual; Rosaura Vargas, coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal; Jane May de Oliveira, do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria; Ailo Saccol, Diretor da FISMA e Andrea Rosa, representando a vereadora Marta Zanella.

Na abertura do Festival, a Secretária de Educação, Silvana Guerino, elogiou o evento e a organização do Programa Municipal de Educação Fiscal: “essas atividades, através da arte, da dança e da música trazem temáticas importantes para a formação dos alunos e ajudam a prepará-los para enfrentar a sociedade em que vivemos e ter voz.” A atividade também foi exaltada pela representante da Secretaria Municipal de Cultura, Rosângela Rechia: “as apresentações de Teatro proporcionam a oportunidade de alunos e professores mostrarem seus talentos e criatividade, parabéns pela iniciativa da comissão organizadora”.

“Como sempre, uma grande oportunidade de vermos, sentirmos e nos emocionarmos com a dedicação e empenho dos nossos professores e alunos”, disse Ivanice Zanini  Shultes, da Secretaria da Fazenda Estadual.

As escolas que se apresentaram no primeiro dia foram: a Escola Municipal de Ensino Fundamental Perpétuo Socorro, que trouxe uma releitura da história Alice no País das Maravilhas com a peça “O Mundo Encantado de Alice”, de criação da professora Soila Monte Blanco. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Fontoura Ilha apresentou o espetáculo “O que é orçamento público e a Lei do orçamento”, com autoria da professora Renilda Brum Genro. A terceira apresentação foi da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Barreto Sacchis, com a peça “Brasil $100,00 Sentidos”, da professora Michelle Spall Figueira.

A quarta apresentação foi da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Kunz que encenou a “Sustentabilidade do Planeta Terra”, de autoria de Joel Cambraia Machado. A Escola Estadual Almiro Beltrame apresentou o espetáculo “O Golipista”. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono Luiz Pozzobon apresentou a “Retrospectiva Histórica dos Tributos”, da professora Sibele Viana. Para finalizar o primeiro dia do Festival, a Escola Municipal de Ensino Fundamental CAIC Luizinho de Grandi apresentou a peça “Menos Desvio e Mais Investimento”, com autoria da professora Izane Dalla Nora.

Amanhã, dia 5 de novembro, ocorrem mais oito apresentações: Colégio Tiradentes da Brigada Militar, CRAS ITAARA, EMEF Chácara das Flores, EMEF Duque de Caxias, EMEF Pão dos Pobres Santo Antonio e EMEF São Carlos. O 7º Festival Educação Fiscal em cena começa às 14h30min, no Theatro Treze de Maio.

Texto e fotos: Marina Fortes/Acadêmica de Jornalismo UFSM
Coordenadora: Rosaura Vargas​