Crianças dão lição de Educação Fiscal, cidadania e matematica

Ter consciência fiscal é fazer-se presente, desenvolver o espírito crítico e participativo, comprometer-se e entender que, ao exercermos nossos direitos e deveres, temos nossa cidadania garantida.

         Pensando nisso a turminha do 2º Ano da Escola Estadual de Educação Básica José Zanatta trabalhou, no mês de setembro, sobre o tema "Ser cidadão e Educação Fiscal", pois a Educação Fiscal está diretamente relacionada à cidadania. Muitos trabalhos foram realizados: Estudos de textos sobre o tema, a importância do uso das "palavrinhas mágicas" - valores importantes na vida das crianças -, o meio ambiente, situações matemáticas envolvendo o sistema monetário e o MERCADINHO DO 2º ANO, onde as crianças aprenderam brincando a fazer compras, exigir a nota fiscal, observar diferentes marcas de produtos, prazo de validade, comparações de preços, fazer troco... Conscientizar e educar para o exercício da cidadania é algo fundamental a ser trabalhado ainda nos primeiros anos do Ensino Fundamental!

         Acredita-se que este trabalho venha contribuir de forma positiva para o desempenho do cidadão na sociedade, evidenciando seu papel como agente de transformação do meio em que vive através de uma atuação consciente e eficaz.