O Festival Cid Legal Canta e Dança incentiva crianças de 4 e 5 anos combater a corrupção

O Programa Municipal da Educação Fiscal (PMEF) realiza, no próximo sábado (26), um de seus mais tradicionais eventos. A partir das 14h, o Centro Desportivo Municipal (CDM) será sede da 9ª Edição do Festival Cid Legal Canta e Dança, voltado à Educação Infantil. Esta etapa do festival pretende reunir cerca de 250 pessoas (entre estudantes e professores) de 11 escolas do município. “Estas escolas estão inseridas no conjunto de objetivos da iniciativa e no conhecimento sobre a arrecadação e a função social dos tributos”, explica a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas.

 

O Festival Cid Legal Canta e Dança busca estimular, por meio da expressão da música, dança e poesia o exercício da cidadania em crianças de 4 e 5 anos. Estão inscritas na Categoria Educação Infantil, com atrações de danças e interpretações criativas as seguintes escolas:

 

Núcleo Infantil Caic - Luizinho De Grandi;

 

Centro de Educação Infantil Casa da Criança;

 

EMEI Aracy Trindade Caurio;

 

EMEI João Franciscatto;

 

EMEI Ady Schneider Beck;

 

Escola de Educação Infantil Ida Berteotti;

 

Escola de Educação Infantil Santa Rita de Cássia;

 

EMEI Darcy Vargas;

 

EMEI Sinos de Belém;

 

Escola Educação Infantil Vila Vitória (Mitra);

 

EMEF Pedro Kunz.

 

 

Neste ano de 2015, a EMEI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CAIC LUIZINHO DE GRANDI vem desenvolvendo o Projeto Semeando Infâncias, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de experiências, interações e brincadeiras que possibilitem diferentes vivências e descobertas no cotidiano da Educação Infantil, nas múltiplas linguagens, a fim de que a criança seja protagonista do seu saber e produtora de cultura. Nesse sentido, realizamos subprojetos com as turmas do berçário à pré-escola, dentre os quais destacamos hoje a Educação Fiscal, objetivando desenvolver atividades de incentivo à cidadania, envolvendo as crianças e as famílias. Assim, as turmas do Pré A Verde Limão e Pré A Roxo, desenvolveram o Projeto FISCAIS MIRINS: TRILHANDO CAMINHOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE CIDADÃ a fim de Sensibilizar as crianças sobre a importância da participação nos tributos e sua função socioeconômica. A música escolhida “Onde está o dinheiro?” de Gal Costa traz uma reflexão acerca desta temática, a qual foi abordada pelas professoras na perspectiva de compreender a cidadania como participação social, a qual é uma ação importante no ambiente escolar, através de atividades que possibilitem à criança valorizar a Educação Fiscal como forma de conhecimento da realidade e a cidadania atrelada à conquista dos direitos do cidadão.

 

A EMEI Darcy Vargas vem desenvolvendo um trabalho com alunos do Berçário à  Pré –Escola B baseado na conscientização dos alunos em relação a valores, cidadania,  importância da arrecadação de tributos, de forma lúdica e de acordo com cada faixa etária das crianças, estimulando os alunos a reflexão crítica sobre seu papel na sociedade.

 

 

Construir e lutar por um Brasil melhor a cada dia é o tema do Centro de educação infantil casa da criança. O povo brasileiro foi ao longo de sua história constituído por diferentes povos oriundos de diferentes lugares do mundo, constituindo atualmente uma diversidade cultural muito grande. Em todo território do Brasil, vemos os diferentes povos ocupando o espaço, explorando as riquezas naturais existentes, havendo conflitos e desigualdades culturais, sociais e econômicas. Nessa complexidade, observamos que a população brasileira reage de diferentes maneiras em busca de um país melhor. E esse é o nosso maior desafio, ter respeito e tolerância como norteadores da busca por uma vida com justiça e felicidade para todos. É neste sentido, que a apresentação do Centro de Educação Infantil Casa da Criança quer demonstrar aqui hoje, a importância de nós, brasileiros, termos o compromisso com o Brasil.

 

As atividades do Programa de Educação Fiscal  são desenvolvido através de projetos de trabalho na Escola Municipal de educação infantil aracy trindade caurio. No ano de 2015, o projeto maior que permeia o trabalho na escola é “encantamento e valores”, o qual  deseja                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           fazer a criança aproveitar seu momento de infância, proporcionando momentos que a fazem imaginar, sonhar e se encantar. A missão da escola  consiste em ser uma escola de educação infantil reconhecida pela comunidade enquanto espaço de desenvolvimento e aprendizagem, de convívio sociocultural de forma que todos sintam-se comprometidos com sua proposta de trabalho. Hoje as crianças da pré escola “a e b” farão a apresentação “cidadania”, a qual enfatiza os direitos, mas também os deveres que todas as crianças tem.

A Educação Fiscal está presente nas atividades realizadas pela Escola Municipal de educação infantil sinos de belEM através da participação do Varal da Cidadania e Festival Cid Legal, Cada nível desenvolve o tema em consonância com o Projeto Meio Ambiente e Cidadania. Dessa forma, a escola vem buscando sensibilizar a comunidade para a importância da arrecadação dos tributos e fiscalização da aplicação das verbas públicas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade onde está inserida.

 

Escola de Educação Infantil Ida Berteotti  apresenta Plantar o Futuro... Pensar globalmente, agir localmente através da Educação Fiscal com a música:

- Tempo de Mudar - ( em português )

- Arroz com Leche ( em espanhol )

Culminância - Participação do Pré B no 9º festival CID LEGAL CANTA E DANÇA -

 

A música escolhida pela ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JOÃO FRANCISCATTO “Amiguinhos” do Carrocel, visa á valorização do ser humano resgatando a importância dos valores como amizade, amor, união entre outros através do lúdico, como tendência para boa convivência no grupo, pois os mesmos devem ser ensinados e partilhados desde a educação infantil, resultando na construção da  autonomia e cidadania. Sendo assim o objetivo é despertar nas crianças e pessoas como é bom viver em Santa Maria do jeitinho que ela é, valorizando o que existe nela, usando a sabedoria, pedindo notas fiscais e contribuindo para cidadania.

 

 O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, desde 2002, por meio das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do B​​rasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio da Caixa Econômica Federal.