Na última segunda (28) o correu a primeira classificatória do Ensino Médio para o Festival Cid Legal

Na tarde de segunda-feira (28) ocorreu a primeira classificatória do Ensino Médio para o 9º Festival Cid Legal Canta e Dança. As integrantes do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), Rozania Rosa e Helaine Simon, acompanharam a apresentação de alunos no Colégio Tiradentes da Brigada Militar.

A categoria do Ensino Médio engloba poesia, dança e paródia. As  juradas analisaram o tema, a criatividade, a apresentação, caracterização e organização dos grupos. Os classificados garantiram uma vaga para participar do 9º Festival Cid Legal Canta e Dança no dia19 de outubro, no Avenida Tênis Clube.

A escola não parou as atividades sugeridas pelo Sindicato dos Professores Estaduais, optaram por fazer cartas abertas e vídeos sobre a crise financeira no Estado. Os estudantes do Tiradentes leram as cartas endereçadas ao governo estadual, após as apresentações. Foram classificadas duas danças das turmas 1 C e 1 B e uma paródia da turma 2 A, por melhor auxiliar no aprendizado sobre a arrecadação e a função social dos tributos, conscientizando e educando para o exercício da cidadania.

Durante a classificatória foram entregues 30 camisetas doadas pela Caixa Econômica Federal, as quais foram sorteadas entre os alunos das 05 turmas que participaram das atividades da Educação Fiscal, em sala de aula.

Após as apresentações foram premiados os alunos que participaram do 8º Festival Cid Legal Canta e Dança, no ano passado.

Os professores avaliaram positivamente as atividades de educação fiscal:

Considero de muita importância, como o próprio programa diz “Educação Fiscal”. Precisamos educar os jovens para que atuem com consciência e dignidade, para que reconheçam seus direitos e seus deveres. Também acho adequada a forma que é feita, uma vez que todos atuam e procuram informações sobre o assunto para participar do Festival. É um ótimo projeto educativo. Profª Brígida de Lurdes Lorensi Monteiro

O Programa Municipal de Educação Fiscal tem extrema importância na conscientização e compreensão da importância de arrecadação de impostos, e que envolve o consumismo, as empresas e o governo em prol da sociedade gaúcha. Profª Cristina Sallet de Almeida e Silva

Achamos interessante a proposta de desenvolver através de projetos a temática Educação Fiscal, este vem somar na conscientização da cidadania e fazer com que nossos alunos busquem um país melhor, mais justo, mais ético e solidário. Professoras Angelita Scalomato e Eloiza Bidel.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, desde 2002, por meio das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio da Caixa Econômica Federal.

Texto: Marina Fortes – Acadêmica de Jornalismo UFSM