Consolidada no Estado a grande rede da Educação Fiscal em reunião ampliada do GEFE/RS

O Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE/RS), composto regularmente por membros da Secretaria da Fazenda e da Secretaria da Educação, realizou, na última quinta-feira (24), a 2ª reunião ampliada do Grupo, que contou com a participação de representantes da Receita Federal do Brasil (RFB), do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), da Controladoria Geral da União (CGU), dos Observatórios Sociais do Rio Grande do Sul (OS)  e do Grupo de Educação Municipal de Porto Alegre (Gempa). O evento, ocorrido no Auditório da Sudesq, teve como objetivo o compartilhamento de experiências no âmbito da educação fiscal em seus locais de atuação.

A abertura do encontro ficou a cargo da coordenadora do GEFE/RS, Márcia Helena Nery Martins, que falou sobre a forma de atuação do grupo no Rio Grande do Sul. Márcia destacou ainda o reconhecimento obtido pelas iniciativas do Gefe gaúcho em recente encontro do Grupo Nacional de Educação Fiscal, ocorrido em Roraima.

Na sequência, Dão Real Pereira dos Santos, da Receita Federal, comparou a tributação no Brasil com a dos demais países e fez uma análise sobre a distribuição da carga tributária brasileira entre os diferentes estratos sociais e a importância da participação da sociedade na construção de um sistema fiscal mais justo. “Na Educação Fiscal temos que saber quais são os mitos e procurar desmistificá-los. Os mitos são explicações contínuas, como a carga tributária - que não é ruim, dependendo do modelo de Estado que temos”, destacou Dão.

Logo após foi a vez das representantes do TCE, Carolina Becker e Elson Schemes, apresentarem o programa Cidadania com Arte. A iniciativa, vencedora do prêmio Top Cidadania 2014 da ABRH/RS, procura mostrar ao público infantil as ações de Educação Fiscal através do teatro de bonecos, voltado a crianças do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. As apresentações ocorrem em diversas cidades do Estado, bastando apenas o agendamento dos interessados com a Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC) do Tribunal.

Cláudia de Cesare, da Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre, explicou o Programa de Educação Fiscal da capital gaúcha, cujos objetivos são semelhantes aos do Gefe, principalmente no que diz respeito à inserção do tema na rede de ensino.

Por fim, Silvia Grewe, representando o Observatório Social do Estado, abordou as iniciativas dos OS. “Devemos acompanhar a aplicação dos recursos públicos pela sociedade”, ressaltou ela. No Estado, o Observatório Social do Brasil possui centros em Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Cruz Alta, Erechim e Lajeado. Já os municípios de Caxias do Sul, São Leopoldo e Gravataí estão articulando-se para terem suas próprias sedes.

Participaram ainda do encontro a coordenadora do Programa de Educação Fiscal na Receita Federal do Brasil, Maria Angélica Orth, e os representantes da Secretaria da Educação, Maurício Rodrigo Manjabosco, Maria do Carmo Mizetti e Janir Terezinha Obelin. De parte da Sefaz estiveram presentes o supervisor da Sudesq, Milton César da Costa, além da equipe do Gefe nas figuras dos servidores Alexandre BortoliniPaulo ArrachéDennis SarkisAdelar VendruscoloEduardo JaegerEdemar CastamanValmor SimonettiFelipe Pavlak e Luciane Velho.​
Veja mais fotos abaixo.