9ª Edição do Festival Cid Legal Canta e Dança reuniu cerca de 700 pessoas

A nona edição do Festival Cid Legal Canta e Dança no Centro Desportivo Municipal. O evento reuniu cerca de 700 pessoas que prestigiaram as apresentações dos alunos de 11 escolas de Educação Infantil da cidade. O Festival foi organizado pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF).

As escolas que se apresentaram trouxeram assuntos relacionados ao exercício da cidadania, a importância da nota fiscal e da função social e econômica dos tributos. O evento teve a participação de diversas autoridades da cidade para prestigiar as crianças e também recebeu muitos elogios pela sua temática e por ter começado no horário.

A Secretária  de Educação, Silvana Costabeber Guerino ressaltou a importância do Festival Cid Legal Canta e Dança e elogiou a organização do Programa Municipal de Educação Fiscal: "Nossas escolas têm figurado como grandes forças educacionais e espaços de cidadania. Esse programa tem muito sucesso graças aos professores, coordenados por diretores, aos pais e ao PMEF, que estão engajados na formação cidadã das nossas crianças."

O delegado da Receita Federal do Brasil, Araquém Ferreira Brum, ressaltou a importância dos professores e a dedicação deles com as crianças. A vereadora Sandra Rebelato elogiou o evento e disse "a educação fiscal é a salvação do nosso país. Essas crianças nos deram a maior lição hoje à tarde com aquilo que nos trouxeram. Isso nos traz esperança de que o Brasil vai subsistir e ainda vai nos dar muitas alegrias".

A assessora pedagógica da 8ª CRE, Cristina Bento Farias, opinou sobre o Festival: "mais uma vez tivemos um exemplo que sempre que o compromisso com a educação está acima de qualquer interesse o sucesso é garantido. Parabenizo, em nome da 8ª CRE, Rosaura Vargas e toda a sua equipe."

Além disso, o evento recebeu atenção do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), através da sua Secretária- Executiva,  Rai de Almeida. Ela parabenizou  o Programa Municipal de Educação Fiscal: "São iniciativas como essas que nos dão o sentido de que vale a pena continuar acreditando que estamos na construção de um mundo no qual se vive a igualdade respeitada as diversidades sócio-econômica-cultural-histórica-política, enfim, exercendo a cidadania plena."

O nono Festival Cid Legal Canta e Dança ainda contou com as presenças de Roxane Ângela Machado Erro, da Secretaria Municipal de Cultura; Sandra Cargnin, do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm); Leda Maria Tasquetto, do Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos (Mobrec), Miguel Ângelo Lovato, representando a Receita Federal do Brasil; e Maria Elena Varela de Oliveira, representando o Prefeito Municipal; .

AS APRESENTAÇÕES

A primeira escola a se apresentar foi Centro de Educação Infantil Casa da Criança, que abordou o tema respeito e justiça para todos.

A segunda foi a EMEI Darcy Vargas. A escola mostrou a importância da arrecadação de tributos e da cidadania. Logo após, os alunos da EMEF Aracy Trindade Caurio enfatizaram os deveres que cada criança tem. A EEI Santa Rita de Cassia se apresentou e divulgou um trabalho sobre a nota fiscal que realizam com os alunos.

A EEI Ida Berteotti foi a quinta escola a se apresentar e mostrou a relevância da fiscalização dos órgãos públicos e do cuidado com o planeta. Depois, foi a vez da EEI Vila Vitoria que com seu projeto relembrou que os impostos devem existir em benefício de todos. A sétima escola foi a EMEI João Franciscatto com uma apresentação que visou os valores do amor e da amizade.

A EMEI Ady Scheinder Beck lembrou o cuidado com o patrimônio público e questionou onde são aplicados os tributos pagos pela sociedade.  A nona escola foi a EEI Rita de Cassia, que também desenvolveu a temática dos impostos. Após, a EMEF Pedro Kunz fez uma apresentação voltada ao amor ao Brasil. E para finalizar, o Núcleo Infantil CAIC Luizinho de Grandi retratou a cidadania como participação social e valorizar a educação  fiscal como forma de conhecimento da sociedade.

O próximo evento que será realizado pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) será em outubro, com apresentações do Ensino Fundamental.

Texto: Marina Fortes/ acadêmica de Jornalismo UFM

Coordenadora: Rosaura Vargas