Escolas de Teutônia se reúnem para planejar atividades do Programa de Educação Fiscal

A Secretaria Municipal de Educação através do Programa Municipal de Educação Fiscal, sob a coordenação da Prof.ª Roseli Hartmann realizou neste I semestre dois encontros com as escolas municipais para planejar os trabalhos que norteiam o Programa em 2015. Ficou definido que o tema para este ano será: Cidadania e Sustentabilidade – Cuidando o que é de Todos, Garantimos o que é Nosso. Foi elaborado um Projeto a nível de município, elencando os objetivo gerais em consonância com o Programa Estadual e Nacional bem como  os objetivos específicos para Teutônia de acordo com as ideias trazidas pelas escolas.
Ainda, o grupo está engajado com a implantação da nota fiscal eletrônica, na qual inclusive consta a logomarca do Programa Municipal.  As escolas, juntamente com seus professores e alunos estão desenvolvendo atividades relativas a importância da nota fiscal eletrônica, pensando também, num cartaz que será colocado nos estabelecimentos comerciais na medida que vão aderindo a nota.
Temas como: Finanças domésticas – como economizar; cidadania;  sustentabilidade;  cuidado e preservação do patrimônio público;  corrupção; impostos – taxas e a aplicação destes recursos; cooperativismo; poderes Legislativo e Executivo: o que compete a cada um; Educação Financeira e outros serão abordados neste ano letivo em Educação Fiscal.
Neste dia 14 de julho, foram entregues aos professores representantes das escolas os kits pedagógicos enviados pela Secretaria Estadual da Fazenda. O mesmo serve como apoio ao trabalho que está sendo realizado.
Uma novidade deste ano é o envolvimento das Escolas Comunitárias e Municipais de Educação Infantil, bem como o CEMEF, que atende alunos no turno inverso das aulas.
As escolas realizam inúmeras atividades, muito ricas e relevantes para o aprendizado do educando. Com certeza, este Programa de Educação Fiscal contribui de uma maneira muito especial para o exercício pleno da cidadania. O mesmo integra o Programa de Integração Tributária (PIT) da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul desenvolvido em parceria entre as Secretarias da Educação e Fazenda.
A cada semestre o Grupo Municipal de Educação Fiscal presta contas a Secretaria da Fazenda do município e esta por sua vez presta contas para o Estado, através de uma pasta onde estão organizados os projetos e trabalhos que as escolas fazem, servindo esta como comprovação e organização do Programa em Teutônia.