PREFEITURA DE PLANALTO REALIZA 1ª GINCANA CIDADÃO DO AMANHÃ

Educação Fiscal de Planalto, formado pelas Secretarias da Fazenda e da Educação, realizou no último dia 12, a 1ª GINCANA CIDADÃO DO AMANHÃ – A Função Social dos Tributos, tendo como objetivo principal despertar, de forma lúdica e educativa, a consciência em relação a importância dos tributos na vida das famílias e de sua contribuição fundamental para o desenvolvimento do município. Para isso foram realizadas diversas tarefas ao longo dos últimos meses de forma a colocar o assunto na pauta dos temas estudados e debatidos em sala de aula, fazendo do aprendizado algo agradável, uma vez que de forma divertida as crianças aprenderam mais a fundo sobre cada um dos impostos existentes e que são de competência do município.
Antes da Gincana foram realizadas diversas tarefas, como produção textual sobre a Importância do IPTU, produção de desenho que irá ilustrar a capa do carnê de IPTU em 2016 e que deveria mostrar a aplicação desse imposto, arrecadação de notas fiscais de venda ou de serviços e também a preparação de uma receita de bolo para apresentação do calculo do valor pago de ICMS. Os alunos ainda apresentaram teatro de fantoches falando sobre o IPVA e a importância de se ter os veículos emplacados na cidade onde moramos, além de apresentarem seus mascotes e gritos de guerra de cada equipe.
Participaram do evento alunos do 1º ao 5º ano, das 3 escolas da Rede Municipal e ainda alunos de uma das Escolas Indígenas.
Durante todo o dia 12, as equipes participaram de diversas tarefas como Trilha Cidadã, Procura ao Sonegador, Perguntas e Respostas e ainda o Torta na Cara que envolveu os Diretores, pais e professores das escolas presentes.
A condução do evento foi feita pela artista Roger Castro, que nesse evento trouxe seu personagem Tertulino Brandão e a gaiteira Paloma para falar de forma lúdica e animada sobre os temas envolvidos. Com muita alegria foram realizadas todas as tarefas e ao final do dia apresentada a equipe vencedora.
“Eventos como a Gincana Cidadão do Amanhã demonstram que é possível levar até as crianças assuntos sérios como a questão de impostos, trazendo para dentro de sala de aula a discussão em torno de algo tão importante para todos nós cidadãos, afinal, ninguém vive isolado e sem conviver diariamente com os tributos. Todos nós utilizamos as estradas, a saúde, a educação e outros serviços ofertados pelo Município, e a aplicação e ampliação destes serviços depende da consciência de cada um para que possamos banir a sonegação e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Nosso dia-a-dia está cercado desse assunto, seja no pão que compramos na padaria, na roupa nova, no carro que deixamos de emplacar em nossa cidade, na prestação de diversos serviços que utilizamos profissionais da cidade e outros tantos exemplos, afinal tudo a nossa volta tem algum tributo envolvido e não podemos nos eximir de levar para nossas crianças esse assunto e debatê-lo com a comunidade. Percebemos o empenho de cada equipe e o total envolvimento de cada participante e é isso que nos motiva a continuar este trabalho tão importante e que vem sendo reconhecido regionalmente, pelo desenvolvimento de ações simples e práticas que envolvem toda a comunidade escolar. É na escola que inicia a formação do adulto de amanhã, e é dever de todos nós participar da construção de cidadãos mais conscientes e que cooperem para o crescimento e fortalecimento de nossa sociedade”. Declarou o Secretário da Fazenda, Márcio Eliel Martins.