O Grupo de Educação Fiscal do município de Encantado com apoio da Administração Municipal lança Álbum de Figurinhas do Centenário

Álbum contará com 100 figurinhas retratando a história de Encantado

O Grupo de Educação Fiscal do município de Encantado com apoio da Administração Municipal lançou nesta quarta-feira, dia 8 de abril, o Álbum de Figurinhas do Centenário. A solenidade, realizada no 6º andar do Centro Administrativo Municipal, contou com a presença de autoridades, empresários, professores, comunidade em geral e a mascote Pila, do Grupo de Educação Fiscal.
Ao todo serão confeccionados 3.080 álbuns, dos quais cerca de 2.800 serão entregues gratuitamente para os estudantes do pré ao 9º ano de todas as escolas de Encantado. Cada exemplar, além de conter o espaço para 100 figurinhas mais uma figurinha bônus, traz informações históricas e o hino do município. A iniciativa tem por objetivo incentivar as compras no comércio local, estimulando a prática da venda com nota fiscal e tendo como resultado o aumento na arrecadação de impostos, o que permitirá ao município o investimento dos recursos no desenvolvimento da cidade, além da contribuição com a história e a cultura de Encantado.
A coordenadora do Grupo de Educação Fiscal, Kelen Rossini, agradeceu a colaboração dos empresários, entidades e da Prefeitura. “Este é um momento muito especial, pois estamos realizando um sonho através desta ação que consideramos positiva e motivadora. Além das lições de cidadania relacionadas à arrecadação, o projeto contribui com a nossa história e a nossa cultura, direcionado às crianças, às famílias encantadenses e aos admiradores deste lugar tão próspero e hospitaleiro que sempre tem correspondido aos nossos objetivos”, destacou.
Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcelo Peretti, o grupo está de parabéns. “Quero parabenizar a ideia que junta conscientização financeira e o conhecimento da história de Encantado através das fotografias”, disse. A presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Renata Galioto, comentou que “a iniciativa já um sucesso somente pelo grande número de participação das empresas”, evidenciando que a entidade está inserida no Grupo de Educação Fiscal justamente por buscar estar integrada a ações de responsabilidade social.
Para o coordenador do Centenário de Encantado, José Calvi, o projeto é uma iniciativa louvável. “Ficamos felizes com esse projeto que ficará como legado histórico para o nosso município”. O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Deves, também parabenizou a ação. “A iniciativa é louvável não só pela educação fiscal, mas também pela questão cultural”, afirmou. O prefeito Paulo Costi enalteceu o empenho de todos para as festividades do Centenário. “Tudo dá certo em Encantado, quando as pessoas se unem. Queremos também destacar dois objetivos a serem alcançados com o álbum: resgatar a história e fazer com que os jovens se sintam cidadãos”.
Durante o evento, todas as figurinhas que estarão no álbum foram exibidas em uma televisão, impressionando e fazendo muitos relembrarem momentos do passado.
Saiba mais
O Grupo de Educação Fiscal é formado por funcionários do Departamento de Fiscalização da Prefeitura, da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, por representantes do Círculo de Pais e Mestres (CPM) e pela Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e). O grupo tem por objetivo desenvolver ações voltadas a cidadania, a fim de conscientizar a sociedade, através da escola, da função socioeconômica do tributo. Além disso, busca o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda a população.
Como conseguir o álbum e as figurinhas
Os exemplares e as figurinhas são trocados no Departamento de Fiscalização da Prefeitura, situado no 4º andar. Para adquirir um álbum basta apresentar notas fiscais totalizando o valor de R$ 2.000,00. As figurinhas também podem ser trocadas no Departamento de Fiscalização. A cada R$ 100,00 em compras, apresentando a nota fiscal, é possível retirar um envelope contendo cinco (5) figurinhas. Até R$ 500,00 em compras você recebe cinco envelopes; de R$ 501,00 a R$ 1.000,00 são sete envelopes e acima de R$ 1.001,00 dez envelopes.
Outra novidade é o vale-bicicleta. Dentro dos envelopes é possível encontrar o vale-brinde de uma bicicleta 18 marchas, aro 26. Ao todo serão 100 bicicletas, as quais foram doadas por empresas encantadenses e da região.
As notas fiscais para a troca pelos envelopes de figurinhas e álbuns valem a partir de 1º de abril. A campanha não tem data determinada para acabar, irá durar até a disponibilidade de álbuns e figurinhas. Quanto à entrega das 100 bicicletas, quando todos os vale-brindes forem encontrados haverá a entrega coletiva com a realização de um passeio ciclístico pelo Centro. Os álbuns foram custeados através das receitas oriundas do Programa de Integração Tributária (PIT).

Fotos: Eveline Giacomolli