Município de Encantado escolhe a mascote do Programa de Educação Fiscal - "PILA"

A entrega da premiação dos vencedores do Concurso para a escolha da Mascote que representará o Programa de Educação Fiscal de Encantado foi realizada no último sábado (6), no hall de entrada do Centro Administrativo. Familiares dos alunos ganhadores, professores, diretoras e autoridades estiveram presentes.

O nome escolhido para a mascote foi “Pila”, sugestão do estudante da 8ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Agostinho Costi, Ian Parecy (15 anos), aluno da professora Siara Brandão. O desenho escolhido foi a imagem de um menino com lupa feito por Tailana Caye (11 anos) que estuda no 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Batista Castoldi, aluna da professora Adriana Marini. Os estudantes receberam como prêmio um Playstation 3, os professores um tablet e as escolas uma jarra elétrica.
Na ocasião, o prefeito Paulo Costi destacou que esse trabalho serve para criar uma cultura dos deveres que todos os cidadãos precisam ter. “Quando cumprimos o nosso dever o direito do outro estará assegurado. A nossa pátria começa na nossa casa, na nossa rua, na nossa cidade e assim por diante”, comentou.
A professora Siara destacou que foi produtivo e significativo o trabalho realizado na escola, para o concurso. “Todos os alunos se empolgaram e se envolveram em aprender mais sobre o assunto”, comentou. A professora Adriana destacou que houve um trabalho de pesquisa com os alunos para se aprofundarem sobre a temática. “O 6º ano foi a turma que mais se dedicou, todos foram criativos em relação ao tema. No caso da aluna vencedora vemos que existe uma família que participa e incentiva os filhos. Sem dúvida a estrutura familiar é a base”, destacou.
Assim como os professores, os pais dos alunos estavam orgulhosos. “Foi uma surpresa boa, pois ele sempre foi dedicado e criativo”, disse Vilma, a mãe de Ian. O jovem comenta que recebeu a notícia em frente a todos os colegas, quando a diretora o comunicou que o nome que havia sugerido tinha vencido o concurso. “Ganhar esse concurso me motiva a sempre ir buscar mais”, disse Ian.
A vencedora do desenho escolhido, Tailana falou: “Estou feliz. Foi legal participar e aprender mais sobre o assunto”. Os pais, Andreia e Evandro comentam que a filha gosta de estudar e desenhar. “Dissemos a ela que o importante é participar e estamos orgulhosos por ela. Além disso, o concurso incentivou as crianças a serem responsáveis desde pequenas em relação ao assunto”, acrescentaram.
O concurso foi realizado pelo Grupo de Educação Fiscal do Município de Encantado com o objetivo de despertar o interesse e a disseminação do conhecimento sobre Educação Fiscal e cidadania. A mascote será usada como ícone de divulgação do programa e suas iniciativas, através do personagem animado em folders, adesivos, cartazes, impressos, mídia eletrônica e outras formas de divulgação.
Ao todo 14 escolas participaram do concurso, enviando cinco desenhos e cinco propostas de nomes. Após uma criteriosa avaliação feita por seis jurados que analisaram a criatividade, originalidade e comunicação das sugestões, o nome e o desenho foram escolhidos.

KELEN ROSSINI
Fiscal - Prefeitura Mun. de Encantado/RS