Palmitinho promove 1° Seminário Municipal de Educação Fiscal

Aconteceu na última quarta-feira, 25, na Câmara municipal de Vereadores de Palmitinho, o 1° Seminário Municipal de Educação Fiscal que buscou conscientizar aos presentes sobre a importância dos tributos e de suas destinações. O Prefeito de Palmitinho, Luiz Carlos Panosso evidenciou a colocação do município no PIT estadual e destacou o trabalho dos integrantes do GFIM (Grupo Municipal de Educação Fiscal) para que essa classificação fosse alcançada. O evento contou com a presença de mais de 120 pessoas.
Durante o evento foram ministradas três palestras e apresentado trabalhos realizados pelas escolas municipais.
 A primeira palestra foi sobre o tema “Função Social dos Tributos”, com o Auditor-Fiscal da Recita Estadual Cleto Vanderlei Macht Brutes, Delegado Adjunto da Delegacia da Receita Estadual de Santo Ângelo, que falou sobre as etapas e benefícios da tributação para o município e fortaleceu a importância do Estado para os serviços prestados para as comunidades. Em seguida, houve a palestra sobre a “Nota Fiscal Gaúcha”, com o Auditor-Fiscal da Receita Estadual de Passo Fundo, Rogério Biondo, onde foi apresentado um apanhado geral do Programa, e destacado o trabalho do GFIM de Palmitinho para impulsionar o número de cadastros no município.
A sequência do seminário foi marcada por uma paródia da música Querência Amada interpretada por Bruno Luza e alunos das Escolas municipais que fez referência à educação fiscal e pela apresentação de teatros e projetos das escolas municipais incentivando o interesse dos alunos e comunidade pelas informações referentes à tributação.
A tarde foi finalizada com uma palestra motivacional para os presentes, onde o servidor público de Derrubadas-RS, Paulinho Sanches, abordou o tema “Deus, Família e Trabalho” com foco no momento atual vivenciado pela comunidade, a falta de relacionamento interpessoal, o egoísmo, a falta de esperança e desinteresse comunitário.