5 DRE participa de evento de Educação Fiscal

Realizou-se, no dia 30 de maio, no município de Caiçara, norte do Estado, o 1º Seminário Regional de Boas Práticas em Educação Fiscal daquele município.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Setor de ICMS do município de Caiçara, contou com a participação de cerca 200 pessoas, entre alunos e professores, além de funcionários municipais daquele e de outros 31 municípios da Região e teve o apoio da Receita Estadual.
No turno da manhã houve Palestra sobre “Educação Fiscal”, com a Professora Arminda Almeida Rosa ( Coordenadora de Desenvolvimento Rural) e Luiz Antonio Fiametti (Responsável pelo setor de ICMS da Prefeitura de Taquaruçu do Sul) e sobre “Tributos e Cidadania”, com Adriano Kozoroski Reis (Técnico Tributário da Receita Estadual de Iraí).
No turno da tarde, teve a palestra sobre o tema da “Nota Fiscal Gaúcha”, com Auditor-Fiscal da Receita Estadual Rogério Biondo, da Delegacia da Receita Estadual de Passo Fundo, onde o mesmo destacou a importância dos trabalhos relacionados com o tema da Educação Fiscal e que nos municípios onde existem ações a este assunto a adesão do cidadão ao programa da Nota Fiscal Gaúcha é maior. Teve ainda a palestra sobre “ICMS”, com o Auditor-Fiscal da Receita Estadual Antônio Jonnas Pereira de Oliveira, Chefe da Agência da Receita Estadual de Frederico Westphalen. Segundo Jonnas, hoje, o maior desfio é fazer com que o valor pago de imposto pelo cidadão chegue até os cofres públicas, tendo em vista a sonegação.
Entre uma palestra e outra houveram apresentações de práticas pedagógicas e de trabalhos relacionados ao Tema da Educação Fiscal das Escolas Municipais da Região, além do lançamento do Concurso de escolha do Mascote de Educação Fiscal do Município de Caiçara.