Cidadão Consciente é o foco da comunicação comunitária de estudantes de Relações Públicas da UCS

Uma campanha comunitária, realizada pelos alunos da disciplina Comunicação Comunitária e Responsabilidade Social, da Universidade de Caxias do Sul, foca a divulgação do programa Nota Fiscal Gaúcha. ​

Desencadeada durante o primeiro semestre de 2013, pelos alunos da disciplina Comunicação Comunitária e Responsabilidade Social do curso de relações públicas da UCS, a campanha se voltou à conscientização do cidadão para a solicitação da nota fiscal toda a vez que adquire bens e produtos. O objetivo da campanha é combater a sonegação fiscal e a informalidade, além de ajudar entidades carentes da cidade com o retorno de parte dos impostos. Neste sentido, os alunos receberam apoio da Visate, que disponibilizou um busdoor em um ônibus que faz a Linha Salgado Filho/Ana Rech, em Caxias do Sul. 

 O Supermercado Andreazza também foi um dos parceiros do grupo, pois cedeu dois de seus estabelecimentos, unidade do bairro Kaiser e Serrano  - ambos em Caxias do Sul, para a realização do cadastramento do cidadão, no programa Nota Fiscal Gaúcha, e incentivou a disseminação de informações para seus clientes.

A campanha é o resultado de um projeto que visa o desenvolvimento de formas de promover competências, onde a informação poderá ser a fonte geradora na construção da cidadania. Ressalta-se que a proposta se constitui em incentivar os cidadãos a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras, bem como conscientizá-los sobre a importância social do tributo. Através do Programa, os cidadãos concorrem a prêmios de até R$ 1 milhão (um milhão de reais), as entidades sociais por eles indicadas são beneficiadas por repasses e as empresas participantes reforçam sua responsabilidade social com o Estado e a sociedade gaúcha.

A Nota Fiscal Gaúcha é um programa do Governo do Estado que visa o benefício às instituições carentes e destina parte do imposto de renda das compras do cidadão para as entidades sociais, que visam o bem estar dos mais necessitados.​

Esse é o maior objetivo da iniciativa do grupo da disciplina, composto pelos alunos: Charlene Uez, Jéssica Meneguzzi, Luan da Luz, Mateus Lanzone, Mariane Sena e Morgane Seganfredo e pela professora Maria Lúcia Bettega.