Escolas do município de Roca Sales recebem cartilha sobre educação fiscal

Em Roca Sales, no mês de junho, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Dom Pedro I, Perpétuo Socorro e Sagrada Família estão recebendo exemplares das cartilhas de Educação Fiscal. Primeiramente o material foi apresentado de forma lúdica e depois distribuído aos alunos.

Na cartilha estão definidos os tipos de tributos municipais, estaduais e federais, assuntos relacionados ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e formas de aplicação dos recursos municipais nas diversas áreas, sonegação de impostos, de modo que as crianças possam entender a importância do Programa Educação Fiscal (PEF-RS). A apresentação da cartilha contou com a presença do mascote Fofisco, que foi muito bem recebido pela criançada. A ideia de realizar atividades lúdicas é para que os alunos, pais, professores e sociedade civil despertem de um jeito diferente e divertido a consciência do que é ser cidadão, mostrando a função socioeconômica dos tributos.

O material didático foi distribuído pelo Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFIM), representado pela coordenadora Camila Hünning e pelo integrante Emerson Reis. Também participou da entrega o responsável pelo Setor de Fiscalização, Maicon Dentee. Em parceria com as Secretárias Municipais de Educação e Cultura, Fazenda, Saúde e o Setor de Vigilância Sanitária o grupo produziu a cartilha.

Para Camila, a Educação Fiscal, através de uma forma prática e lúdica, pretende levar conhecimento ao cidadão sobre os atos da administração pública como a aplicação do dinheiro arrecadado por meio da cobrança de impostos, controle dos gastos públicos e os prejuízos causados pela sonegação fiscal. “Prima-se pela formação dos cidadãos que valorizem o patrimônio público e saibam da importância de lutar pela aplicação correta dos recursos. Assim, criam-se condições para uma relação harmoniosa entre o Município e a sociedade”, observa. Camila ressalta que, além das EMEF´s, os educandários das redes estadual e particular também receberão o material.