Caravana de Educação Fiscal realiza Seminário Regional no norte do Estado

Na última sexta-feira (10), em realização conjunta da Receita Estadual e da Prefeitura Municipal de Derrubadas, aconteceu no Salão Paroquial Católico do município, o Seminário Regional de Educação Fiscal. A atividade contou com 270 participantes, entre professores, agentes tributários, funcionários públicos, estudantes e comerciantes, oriundos de mais de 70 cidades do Estado. A região é atendida pela Delegacia de Santo Ângelo que esteve representada pelo Delegado Substituto Cleto Brutes e pelo AFTE Gilberto Griffante, da Agência de Três Passos.
Na programação, foram abordados assuntos como a função social dos tributos, Nota Fiscal Gaúcha, ética e controle social, além de uma contextualização do Programa de Educação Fiscal (PEF/RS). Entre uma palestra e outra, escolas dos municípios da região apresentavam seus trabalhos e experiências em Educação Fiscal.
Até se chegar ao evento em Derrubadas, uma equipe formada por servidores da Receita Estadual partiu na segunda-feira (6) em direção à região norte do Estado para uma série de atividades relacionadas à Educação Fiscal. Esta é a segunda vez que a “Caravana da Educação Fiscal”, como foi chamada, realiza atividades em municípios do interior. A primeira ocorreu em abril deste ano.
O principal objetivo do trabalho é a integração e a troca de experiências entre o Estado e os municípios nas questões fiscais. A equipe da Sefaz levou informações sobre os temas ligados à Educação Fiscal e à Nota Fiscal Gaúcha – este último com lançamento previsto para a próxima quinta-feira –, incentivando os municípios a intensificarem seus programas de Educação Fiscal.
Seguindo um roteiro previamente programado, a Caravana da Educação Fiscal iniciou suas atividades em Muliterno (7), onde realizou uma Oficina de Projetos em Educação Fiscal prestigiada por 40 professores e coordenadores pedagógicos da rede pública estadual e municipal. A parada seguinte foi em Carazinho (8), onde também aconteceu uma Oficina de Projetos, com a participação de 40 professores. No dia 9, o grupo esteve Tenente Portela, com a participação de 30 educadores.
Fizeram parte da equipe: Alexandre Bortolini e Carolina Klein, pela APET, Cleto Brutes e Gilberto Griffante, pela DRE Santo Ângelo, Olavo Schorr, pela DRE de Caxias, além dos colegas aposentados Iara Dias e Bruno Lhullier. Por considerar um assunto de extrema importância para o desenvolvimento do Estado e dos municípios, os colegas aposentados deixam de lado o descanso merecido por anos de serviço público prestado para dedicar-se à Educação Fiscal.

Veja divulgações regionais do trabalho:
Portal Ijuhi.com

Portal Derrubadas On line