Sefaz lança site do Programa de Educação Fiscal

A Secretaria Estadual da Fazenda lançou, nesta quinta-feira (14), em Montenegro, o site de Educação Fiscal (www.educacaofiscal.rs.gov.br), desenvolvido pela equipe da Supervisão de Tecnologia da Informação da Sefaz (STI) em parceria com a Receita Estadual. A solenidade, que contou com a presença de mais de 180 alunos, professores, pais e autoridades, foi realizada na Escola Estadual de 1º Grau Iara Ferraz Gaya, considerada uma referência no tema no Estado.

No início da cerimônia, um grupo de oito ex-alunos apresentou a peça "A Loja do Seu Zé", em que é representada a exigência e a importância da nota fiscal em uma operação de compra e venda. Na sequência a diretora da instituição de ensino, Iony Terezinha Bündchen, ressaltou que "com o Programa de Educação Fiscal, pode-se fazer maravilhas na escola." Ela exemplificou que a Iara Gaya tem tudo o que é necessário graças ao retorno dos tributos.
O subsecretário da Receita, Ricardo Neves Pereira, ao lançar oficialmente o site, ressaltou a importância da aprovação pela Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei da Cidadania Fiscal e da Nota fiscal Gaúcha. A seguir, mostrou um vídeo contendo uma mensagem do governador Tarso Genro.
O delegado da Receita Federal em Santa Cruz do Sul, Altemir Linhares de Mello, disse que é um apaixonado pela causa e que a sociedade tem muito a ganhar com a Educação Fiscal. A Secretária Municipal de Educação e Cultura de Montenegro, Claudete Cecília Heberle, representando o prefeito, falou da importância da formação de cidadãos para o futuro. "A partir da Educação Fiscal, teremos cidadãos mais comprometidos com a sociedade", afirmou.

O coordenador da Assessoria de Promoção e Educação Tributária (Apet) da Receita Estadual, Alexandre Bortolini, destacou que a escola Iara Gaya é um exemplo de como se deve aplicar o recurso público que vem do pagamento de impostos. Na mesma oportunidade, foi lançado o I Concurso de Redação sobre Educação Fiscal, uma iniciativa da Receita Estadual com o apoio da Receita Federal,  destinado a alunos dos níveis Fundamental e Médio. O regulamento do concurso pode ser obtido no site do programa.