Getúlio Vargas pioneiro na região em Educação Fiscal

Notícia encaminhada pela Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas

Com o objetivo de incorporar os princípios da cidadania e a educação fiscal à vivência curricular interdisciplinar, a Administração Municipal de Getúlio Vargas implantou o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) e desde então, realiza várias ações, estimulando as escolas na criação de projetos que abrange alunos da educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), pais, além de servidores municipais e sociedade em geral. O Programa Municipal de Educação Fiscal é desenvolvido através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria da Fazenda em parceria com as equipes diretivas, professores das escolas municipais e disseminadores formados.
Uma das metas do ano de 2011, foi a criação do mascote, da frase e de uma redação sobre educação fiscal. Os trabalhos selecionados serão utilizados para a divulgação dos programas.

Conheça os vencedores:
Frase: “Pedindo a nota fiscal estamos exercendo a cidadania”.
Aluna: Suzieli da Silva – 2ª série
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Stanislau Olejnik.

Mascote: Formiga
Confeccionada pelos alunos da Educação Infantil.
E. M. de Ed. Infantil Cônego Stanislau Olejnik.
Felipe Rosa – 8ª série (reprodução no papel)
E. M. de Ensino Fund. Antônio Zambrzycki

Redação: Nota fiscal
Aluno: Bruno Vieira da Silva – 8ª série
Escola Mun. de Ensino Fundamental Pedro Herrerias

O Programa Estadual de Educação Fiscal – PEF/RS foi instituído posteriormente pela Lei nº 11.930 de 23/06/2003, o qual visa levar ao cidadão informação simplificada da origem e destino dos recursos públicos, com transparência de todas as ações do governo, e ainda, com o objetivo de contribuir para a formação do cidadão através de um programa de educação fiscal permanente.
Com relação ao PEF, hoje o Rio Grande do Sul conta com 70 municípios com legislação específica de implantação da Educação Fiscal como tema transversal em sala de aula, sendo o melhor resultado do país.
Neste ano, após a avaliação das ações de 2011 que foram positivas nos espaços escolares, estaremos dando continuidade, com os projetos que serão encaminhados até dia 31 de maio, pois entendemos que a construção da cidadania perpassa todos os espaços sendo a escola um local apropriado com ações integradas para desenvolver a cidadania e com o programa “Com nota é legal”.
O projeto possui como coordenadora a professora Rosmari K. Vanzo e como assessor Volmir Alceu Kunet. No site www.pmgv.rs.gov.br os interessados podem acompanhar o trabalho desenvolvido.​