Educação Fiscal participa de Encontro de Trabalho com municípios em Veranópolis

Aconteceu nessa quarta-feira, 18, na Casa da Cultura Frei Rovilio Costa, em Veranópolis, o Encontro de Trabalho promovido pela Secretaria da Fazenda e 3ª Delegacia da Receita Estadual em parceria com a Prefeitura Municipal daquele município. Entre os presentes, estavam o secretário da Fazenda do Estado Odir Tonollier, o delegado titular da 3ª Delegacia da Receita Estadual, Luiz Carlos da Fonseca e a coordenadora dos cursos de Educação Fiscal da RE, Carolina Klein. O evento contabilizou mais de 100 pessoas, de 50 municípios da região, entre servidores municipais, estaduais, professores, secretários e prefeitos de 50 cidades.

Entre as principais pautas a Receita Estadual apresentou os dois programas que possuem relação direta com os municípios gaúchos. O agente fiscal Olavo Schorr explicou o funcionamento do novo Programa de Integração Tributária (PIT) e o coordenador da Assessoria de Promoção e Educação Tributária (Apet), Alexandre Bortolini, explanou sobre o Programa de Educação Fiscal (PEF).

Um dos principais objetivos do PEF é mostrar aos cidadãos de cada município a importância do exercício da cidadania. Bortolini explica que, ao conscientizar a população dos seus direitos e deveres, o benefício é de todos, já que uma parte do ICMS pago ao estado tem retorno direto aos municípios. Além disso, todos podem e devem fiscalizar onde são aplicados os recursos de sua cidade.