30/04/2012
Caravana de Educação Fiscal
Em uma maratona de cinco dias, os servidores da Assessoria de Promoção e Educação Tributária (Apet) visitaram quatro cidades das regiões norte, noroeste e centro do estado para ministrar Oficinas de Projetos e Educação Fiscal. A caravana, composta pelo Coordenador da Apet, Alexandre Bortolini, Coordenadora do Curso de Educação Fiscal, Carolina Klein, os representantes do Grupo de Relações Institucionais da RE, Olavo Schorn, da Delegacia de Caxias, e Ivanice Schultes, da Delegacia de Santa Maria, a colega aposentada Iara Alano dias, a servidora do Gabinete da RE e tutora do Curso Disseminadores de Educação Fiscal, Fátima Silveira e os servidores em estágio (PDGRE), Rogério Biondo, Simone Meirelles e Fábio Escobar, partiu de Porto Alegre na segunda-feira, 23 de abril, rumo a Seberi, região norte, distante 423 km da capital.
A primeira oficina, Projetos em Educação Fiscal, que aconteceu no dia 24 de abril, na Escola Estadual Madre Teresa, contou com a participação maciça dos 180 professores da rede municipal e estadual daquela cidade. Alexandre Bortolini apresentou o Programa Estadual de Educação Fiscal através da palestra “Educação Fiscal: Aprendendo a Ser Cidadão”, com a participação do colega Olavo Schorn. Após, os professores participaram de uma atividade e ouviram sobre projetos em educação fiscal com a servidora Carolina Klein. Divididos em três grupos em salas separadas, os participante elaboraram e, posteriormente, apresentaram ao grande grupo seus projetos para trabalhar a educação fiscal em sala de aula.
No dia 25 de abril, foi a vez de Jacuizinho, na região central do estado, receber os servidores da RE. Só que agora, o assunto era outro: Alexandre Bortolini, que também é tutor do Curso Disseminadores de Educação Fiscal, ministrou sua aula presencial para 15 alunos, onde apresentou o Programa de Educação Fiscal (PEF), a plataforma Moodle e abriu espaço para discussão sobre o vídeo “A história dos tributos”. Entusiasmados, os participantes, em sua maioria professores, planejam desenvolver no projeto final do curso atividades práticas para que possam trabalhar a temática com os seus alunos.
Em Ijuí, a 441 km da Capital, a oficina foi de Planejamento com os colegas da 9ª DRE de Santo Ângelo. Com a presença de 22 servidores, o evento aconteceu no Hotel Jardim Europa, no dia 26 de abril. Alexandre apresentou o Programa e Carolina falou um pouco sobre a experiência de atividades com projetos. Olavo apresentou seu trabalho como representante do PEF na região de Caxias. Divididos em três grupos, os participantes foram convidados, na segunda parte do evento, a elaborarem um planejamento de ações passíveis de serem realizados pela Delegacia. Para tanto, foram considerados três aspectos: a capacitação dos servidores na temática, ações a serem desenvolvidas com o público interno e ações a serem desenvolvidas com o público externo. Ao longo do dia, os participantes contribuíram com a melhoria da atividade, oferecendo sugestões da melhor maneira de se trabalhar o tema dentro da própria RE. Cleto Brutes, representante do Grupo de Relações Institucionais daquela Delegacia e tutor do curso DEF, organizou o evento.
Para encerrar as atividades da semana, Carolina Klein ministrou, no dia 27, a Oficina de Projetos em Capão do Cipó, no noroeste gaúcho, para 20 professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Biasi. A organização contou com a participação de Izabel Palharini, tutora do curso DEF naquela região. O Prefeito da cidade, Osvaldo Froner, em encontro durante o almoço, comprometeu-se em elaborar a lei de Educação Fiscal e demonstrou bastante interesse no programa.