Palestra e exposição de projetos mostram importância do tema

Boa Vista do Sul – A Administração Municipal criou o Programa de Educação Fiscal (PEF) com o objetivo de levar conhecimento aos cidadãos sobre administração pública, arrecadação, alocação e controle de gastos. Através do PEF é possível criar condições para uma relação harmoniosa entre o cidadão, o município e o Estado, combatendo a sonegação e sensibilizando os munícipes quanto à função socioeconômica dos impostos. Tendo consciência de que as crianças representam o futuro e são agentes capazes de transformar a realidade, a prefeitura, através das secretarias de Educação e Fazenda, juntamente com o PEF, promovem uma atividade nesta quinta-feira, 17 de novembro. A partir das 13h30, no Centro de Eventos, os alunos de 5ª a 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias assistirão a uma palestra sobre Educação Fiscal com a representante do Sindicato dos Agentes Fiscais, Silvia Grewe. Além dela, a Coordenadoria do PEF de Montenegro estará presente expondo projetos relativos ao tema. “Nosso objetivo é chamar a atenção das crianças que cada pequena atitude poderá se transformar num grande ato, melhorando a qualidade de vida. Por exemplo, o simples fato de jogar o lixo no lixo faz com que a administração municipal precise investir menos em recolhimento e limpeza e possa destinar mais recursos para áreas essenciais, como saúde, educação e obras”, explica a coordenadora do PEF no município, professora Sirlei Rosane dos Santos Mansoni. Equipe Fazer com que o cidadão acompanhe a aplicação dos recursos públicos, reconheça seus deveres para o bem coletivo e entenda o cumprimento das obrigações tributárias também fazem parte da meta a ser atingida pelo grupo do PEF do município. Além da coordenadora Sirlei, integram esta equipe a secretária municipal de Administração e Fazenda, Carina Carminatti Milchareck, a secretária municipal de Educação, Ivete Cecília de Souza, o diretor da EMEF Duque de Caxias, Valtair Andreola, a auxiliar de Serviços Administrativos, Eliane Carminatti Manica, e a fiscal Patrícia Lúcia Bagatini. Fonte: Informativo Boa Vista do Sul, 17 nov. 2011, p. 7.