Encontro ensina a prática da cidadania

Alunos são conscientizados da importância dos impostos e de manter a limpeza e preservar o patrimônio Boa Vista do Sul – Na última quinta-feira, 17 de novembro, o Programa de Educação Fiscal (PEF) do município organizou em encontro com palestra, apresentações e exposição de trabalhos no Centro de Eventos, na sede. Juntamente com a administração, através das secretarias de Educação Cultura e Desporto e Administração e Fazenda, o PEF quer conscientizar os cidadãos boavistenses a acompanhar a aplicação dos recursos públicos, reconhecendo seus deveres para o bem coletivo e compreendendo o cumprimento das obrigações tributárias. Após a abertura e os pronunciamentos da titular da Educação, Cultura e Desporto, Ivete Cecília de Souza, e do prefeito Roberto Martim Schaeffer (PSDB), os alunos da 7ª série, coordenados pela professora Rosana Marina, apresentaram uma peça teatral enfatizando que economizar energia elétrica é pensar no futuro, na natureza e no planeta. Convidados Em seguida, o agente fiscal do Tesouro do Estado do RS da agência de Bento Gonçalves, Olavo Afonso Shorr, fez suas considerações alusivas à importância do tema. As meninas da 6ª série da EMEF Duque de Caxias apresentaram a coreografia Herdeiros do Futuro, sob a coordenação das professoras Maria Boscaini David, Marisa Debiasi Borghetti e Rosângela Chesini Rech. Na sequência, a representante da coordenadoria do Programa de Educação Fiscal de Montenegro, Tatiane de Souza, apresentou os projetos que vêm sendo desenvolvidos naquele município. O município de Boa Vista do Sul desenvolveu ao longo do ano letivo o projeto Planeta Terra: Minha Casa, desenvolvendo diversas atividades com a participação da comunidade, pais e familiares dos alunos. Dentro desta temática foi realizada a entrega de uma sacola ecológica com algumas lembranças do município aos palestrantes Shorr e Tatiane, demonstrando o reconhecimento pelo trabalho por eles desenvolvido. O agente fiscal do Tesouro do Estado da agência da Receita Estadual em Bento Gonçalves, Fernando Knack, também recebeu a sacola. Impressões Para a secretária Ivete, que integra o grupo do PEF, a atividade foi bem produtiva e os convidados foram felizes em suas colocações. “De forma simples e direta, conseguiram passar a mensagem aos nossos alunos de que a partir de pequenos gestos conseguiremos um futuro mais feliz. O cidadão precisa compreender que direitos e deveres têm que andar juntos, no mesmo nível e que a conservação do patrimônio público é papel de todos nós”. A coordenadora do PEF no município, professora Sirlei Rosane dos Santos Mansoni disse ter ficado satisfeita com o resultado obtido. “Pequenas sementes estão sendo plantadas e aos poucos a conscientização de nossos jovens vai aumentando. As pessoas vão se dando conta de que todos precisam agir e que educação fiscal não é apenas pedir nota ou cupom nos estabelecimentos comerciais: é agir conscientemente, cumprindo com seus direitos e deveres, é cuidar da natureza, é evitar os desperdícios, é contribuir defendendo sempre o que é público, o que é de todos e, consequentemente, também é meu”. Funcionamento O diretor da EMEF Duque de Caxias, Valtair Andreolla, destacou que o fundamental é trabalhar com os alunos. “Eles aprendem na prática o funcionamento da administração pública, de onde vem e para onde vai o dinheiro arrecadado com impostos. Foi muito mais uma conversa do que uma palestra propriamente dita”. Além de Ivete, Sirlei e Andreolla, integram o grupo de educação fiscal a secretária municipal da Administração e Fazenda, Carina Carminatti Milchareck, a auxiliar de Serviços Administrativos, Eliane Carminatti Manica, e a fiscal Patrícia Lúcia Bagatini. Estiveram presentes ainda o vice-prefeito municipal Ivanei Brambilla, presidente da Câmara de Vereadores Glademir Manica, secretários municipais, vereadores, diretores e vice-diretores das escolas, professores, alunos, integrantes da Emater e comunidade. Fonte: Jornal Informativo, 23/11/2011, p. 15.