Educação Fiscal é tema do Desfile Cívico em Municípios gaúchos

No sábado, 17, o município de Mariana Pimentel realizou seu desfile cívico da Semana da Pátria, com foco temático em Educação Fiscal. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria da Fazenda Municipal e do Programa de Educação Fiscal Estadual (PEF-RS), os alunos de quatro escolas municipais e uma estadual proporcionaram uma verdadeira aula de Cidadania ao público presente. A temática foi dividida em cinco diferentes blocos. Abrindo o desfile a primeira escola apresentou os Programas Municipal, Estadual e Nacional de Educação Fiscal. Na sequência outras duas escolas abordaram, respectivamente, os principais Tributos e a sua função social, destacando a importância e relevância para o bem-comum da sociedade, como principais fontes de financiamento do Estado. O quarto bloco apresentou o tema Ética, Cidadania e Gastos Públicos, mostrando a necessidade da transparência nas ações do Estado e onde os recursos públicos são aplicados. E, para encerrar o desfile, os alunos da última escola apresentaram o tema Sonegação Fiscal e Pirataria, mostrando como prejudicam a sociedade e, por consequência, a importância de se combater essas práticas. Pela Receita Estadual prestigiaram o desfile o Delegado de Canoas, Carlos Tocchetto e o Coordenador da Assessoria de Promoção e Educação Tributária, Alexandre Bortolini. O Prefeito do Município, Joel Ghisio e demais autoridades municipais também estiveram presentes. Este conhecimento e lições de cidadania também foram mostrados nas comemorações da Semana da Pátria nas cidades de Santa Maria, Sertão Santana e Estrela Velha, na semana passada. Isso comprova os resultados positivos que a educação fiscal tem alcançado chegando à sociedade gaúcha, principalmente, através dos educadores.