TEUTÔNIA - GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL ESTÁ SOB NOVA COORDENAÇÃO

Folha Popular Teutônia 16 de Setembro de 2010 Grupo de Educação Fiscalestá sob nova coordenação Equipe já teve encontro na Secretaria Estadual da Fazenda Nesta terça-feira, dia 14, a secretária municipal de Educação, Inara Marli Krüger Böhmer, a coordenadora municipal do Programa de Educação Fiscal, Roseli Maria Hartmann, e a coordenadora substituta Ingrid Elisa Hauschild tiveram um encontro com a Assessoria de Promoção e Educação Tributária do "Programa de Educação Fiscal RS: Aprendendo a Ser Cidadão", em Porto Alegre. O objetivo do encontro foi entregar o relatório das ações desenvolvidas durante os anos de 2009 e 2010, cujos temas foram e ainda são desenvolvidos nas escolas municipais. De igual forma, foi apresentada a nova coordenação do programa em Teutônia, que a partir da portaria nº 1.534/2010, de 24 de junho, está a cargo da professora Roseli Hartmann, que antes desta data já coordenava os trabalhos nas escolas. Foram elencados diversos assuntos, como: a importância da formação de novos disseminadores do programa; a possibilidade de formar um tutor para Teutônia; e a formação do curso de Metodologia de Projetos referentes ao desenvolvimento de ações para o aperfeiçoamento da formação da cidadania e do ser humano de forma integral. Vislumbrou-se a necessidade de Teutônia desenvolver oficinas relacionadas a projetos de trabalho, planejamento e motivação. As mesmas deverão ocorrer no início do ano letivo de 2011, com professores que hoje atuam no programa de Educação Fiscal nas escolas e, ainda, envolvendo outros segmentos, como os diversos conselhos representativos organizados no Município. Enfatizou-se também a importância do Grupo de Educação Fiscal realizar parcerias com outras entidades. Para o assessor de Promoção e Educação Tributária do RS, Alexandre Bortolini, "é de fundamental importância que se troque, entre os municípios, as boas experiências e práticas desenvolvidas dentro do programa, uma vez que isto é o que move o trabalho de equipe e fortalece a coletividade". A também assessora do Programa no Estado, Tânia Coelho de Souza, enfatizou a necessidade de estar motivado e unido na busca de um mundo melhor. "Ainda acredito que podemos fazer a mudança onde vivemos. Precisamos nos sensibilizar diante das injustiças da sociedade, muitas vezes, promovidas por ela própria, desenvolvendo ações de cidadania, assim como temos oportunidade de fazer, através do Programa de Educação Fiscal", ponderou. De acordo com a coordenadora substituta, Ingrid Hauschild, "se hoje o educando é valorizado e bem informado sobre sua participação na comunidade em que está inserido, com certeza, no futuro, teremos pessoas ainda mais conscientes de sua função de contribuintes". Para a coordenadora do Programa em Teutônia, Roseli Hartmann "num contexto atual de sociedade globalizada, é imprescindível que cada cidadão participe e atue no lugar onde vive e convive. Assim sendo, todas as pessoas deveriam ter, no mínimo, condições dignas de sobrevivência, onde o ser humano ainda tem o devido valor. A Educação Fiscal nos proporciona exatamente isto: ela abre espaço para a construção do processo de participação coletiva e nos impulsiona a lançar um olhar para a construção de uma sociedade justa e solidária. Isto é possível se nos debruçarmos para uma educação capaz de formar pessoas dotadas de condições que permitem entender os diversos contextos históricos, sociais e econômicos". Roseli enxerga que o programa de Educação Fiscal é construído à partir da visão de mundo e da participação consciente das relações humanas, em que cada um é sujeito de sua história e da história de todos. "Por isso a participação de todos neste processo, principalmente dos profissionais da educação, que engajados buscam desenvolver ações práticas com os educandos. O envolvimento da criança, adolescente ou jovem desde cedo, contribui na formação da personalidade, e num médio a longo prazo, com certeza, o Município será o maior beneficiado", sustenta. A secretária municipal de Educação, Inara Böhmer, salienta que "foi interessante e sem dúvida, de suma importância o momento de diálogo oportunizado, um momento de troca de experiências e também de orientações de como efetivar o trabalho de forma conjunta, sempre pensando no planejamento coletivo, onde o professor, que desenvolve o trabalho na sua sala de aula, seja o principal agente na construção do projeto".