EDUCAÇÃO FISCAL COMEMORA RESULTADOS NO RIO GRANDE DO SUL

O Curso à Distância de Disseminadores de Educação Fiscal teve 279 alunos aprovados no Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2010. O resultado deve ser comemorado já que é o segundo melhor desempenho entre os estados do Brasil, segundo levantamento da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda - ESAF. O curso, oferecido gratuitamente pela ESAF, através do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), é coordenado no Estado pela Secretaria Estadual da Fazenda, juntamente com a Secretaria Estadual da Educação, através do Grupo de Educação Fiscal, sendo uma das mais importantes ações do Programa de Educação Fiscal – PEF/RS. A grande maioria dos alunos é formada por professores da rede pública estadual e municipal de ensino. Segundo o Coordenador da Assessoria de Promoção e Educação Tributária da Receita Estadual, Alexandre Luiz Bortolini, os professores participantes tornam-se multiplicadores da proposta do Programa de Educação Fiscal, cuja temática é desenvolvida de forma transversal em sala de aula. O curso é à distância com no mínimo um encontro presencial e possui 160 horas aulas. Durante o curso os alunos deverão apresentar um projeto pedagógico dentro nos temas da educação fiscal. O conteúdo da capacitação é dividido nos seguintes módulos: Educação Fiscal no Contexto Social, Relação Estado e Sociedade, Função Social dos Tributos e Gestão Democrática dos Recursos Públicos. Ao término das atividades, se aprovados, os alunos recebem um certificado da ESAF. No Estado já foram capacitados até o momento 3.976 disseminadores de Educação Fiscal nessa modalidade, em mais de 300 municípios, sendo a maioria educadores que atuam em sala de aula. Novas turmas iniciam em Agosto. Conheça melhor o PEF/RS através do site: www.educacaofiscal.rs.gov.br .