Porto Vera Cruz realiza I Seminário de Educação Fiscal

O município de Porto Vera Cruz realizou o I Seminário Municipal de Educação Fiscal no dia 27 de maio de 2009. O evento – organizado pelas secretarias municipais de Educação e Finanças – teve a participação de alunos de 5º a 8º série, professores e diretores de escolas municipais e estaduais e de representantes do setor comercial e de órgãos públicos estaduais e federais. Entre os temas abordados, destaca-se o “Projeto Fiscal Mirim – Parceiros da Comunidade”, que busca conscientizar alunos e comunidade sobre atos simples como solicitar nota fiscal, registrar a comercialização da propriedade rural e preocupar-se com o destino do dinheiro público. No evento, foram lançados o mascote do Programa de Educação Fiscal (PEF), o "Fisquinho", e a I Gincana da Nota Fiscal. Também foram discutidos os seguintes assuntos: combate à sonegação através de programas como Bolão de Prêmios, inclusão do Educação Fiscal como tema transversal a ser trabalhado nas escolas municipais e sua aprovação como lei municipal. A responsável pelo PEF na 17ª CRE de Santa Rosa, Beverli Fenner Bez, foi uma das palestrantes. Ela explicou como funciona o programa nas esferas estadual e federal, enfatizando a necessidade de mobilizar professores e alunos para construir uma consciência fiscal. O evento também contou com apresentação artística e hora do desafio.