Bagé realiza I Seminário de Educação Fiscal

Com o apoio do Programa de Educação Fiscal (PEF), Bagé realizou o I Seminário de Educação Fiscal nesta terça-feira, 23 de junho, no teatro da Escola Estadual Justino Quintana. Participaram cerca de 300 pessoas, entre professores, fazendários, gestores públicos, representantes de Câmaras de Vereadores e entidades civis do município e da região. Durante o evento, o vice-prefeito de Bagé, Carlos Alberto Fico, ressaltou que “a educação é o começo de todo o processo. Desta forma, se caracteriza como o início de uma possível mudança na cultura das pessoas em relação a questões fiscais e tributárias”. O secretário municipal da Fazenda, Tirso Delabary, destacou que o principal objetivo do evento é conscientizar as pessoas de que devem pedir sempre as notas fiscais nas transações comerciais. Ele explicou que “essa atitude bastante simples gera benefícios para toda a comunidade, convertendo-se em repasse de verbas para importantes áreas como educação, saúde e infraestrutura”. Os representantes do Grupo Estadual de Educação Fiscal (GEFE) – Silvia Grewe, Alexandre Bortolini, Edemar Roque Castaman e Jeanéte Saile Scherer – estiveram entre os palestrantes, tratando respectivamente os seguintes temas: “A importância da Educação Fiscal para o Cidadão e para o Município”; “Tributos e Cidadania”; “Controle Social dos Recursos Públicos” e “Educando para a Cidadania – Projetos Pedagógicos”. A professora Dulce Veleda Bittencourt, representante do PEF na 13ª Coordenadoria Regional da Educação, explicou como é realizado o Curso a Distância de Disseminadores de Educação Fiscal. A prefeita de Porto Vera Cruz, Vanice Helena Andrade de Matos, e as servidoras, Carla Osinski, Carmem Petrazzini e Simone Kaefer, falaram sobre as ações de Educação Fiscal desenvolvidos no município, como o Projeto Fiscal Mirim. Também participou do evento a representante da 12ª Delegacia da Fazenda Estadual, Olinda dos Santos Marrero.