Curso de Metodologia de Projetos: PEF realiza aula presencial em Santa Maria

O Programa de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul (PEF/RS), em parceria com o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) de Santa Maria, realizou a aula presencial do Curso de Metodologia de Projetos no auditório da prefeitura municipal na última segunda-feira, 4 de maio. Além dos alunos do curso, o encontro contou com a presença do secretário de Educação de Santa Maria, Pedro Aguirre, a delegada adjunta da Fazenda Estadual, Ivanice Schultes, os representantes do PEF/RS, Alexandre Luiz Bortolini e Jeanéte Sailer Scherer, a responsável pelo Curso de Metodologia de Projetos, Tania Santos Coelho de Souza, e a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas. Durante o evento, Bortolini disse que o curso tornou-se uma das principais capacitações do PEF/RS e “potencializará o programa, tornando-o mais dinâmico e envolvendo todos os atores sociais”. A aluna do curso e professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Rondon, Sonia da Santa, achou a aula “muito proveitosa”. Ela destacou: “Não são necessários muitos recursos para despertar o valor da Educação Fiscal em nossos alunos e posteriormente à comunidade na qual este aluno está inserido”. A turma de Santa Maria do Curso de Metodologia de Projetos conta com 35 alunos. A capacitação – que tem 80 horas e é realizada praticamente toda a distância – marca uma nova fase de formação do PEF/RS. Os municípios, em parceria com as Secretarias Estaduais da Fazenda (Sefaz) e da Educação (Seduc), assumem a gestão das vagas, a tutoria e a abordagem que será dada ao trabalho com projetos. Já a Sefaz, através da plataforma Escola na Rede, mantém a gestão administrativa do curso, e a Receita Estadual, através da Assessoria de Promoção e Educação Tributária, a assistência aos tutores durante o curso. Além de Santa Maria, nesta edição do curso, há uma turma em Esteio e outra em Montenegro. Nas três primeiras turmas do curso, foram capacitados 75 alunos.