Secretaria da Fazenda doa 302 computadores a escolas estaduais

O secretário da Fazenda, Aod Cunha de Moraes Junior, entregou nesta sexta-feira (17) termo de doação de 302 computadores para a Secretaria da Educação. O anúncio de entrega dos equipamentos para escolas que participam do Programa de Educação Fiscal ocorreu durante o lançamento do CD “Aprendendo a ser Cidadão - Cantando a Educação Fiscal”. Os computadores serão destinados a 56 escolas de ensino fundamental e médio de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Ao entregar o termo à secretária da Educação, Mariza Abreu, Aod Cunha destacou o simbolismo da confiança na educação como o melhor caminho para a formação das crianças e jovens e para que o Estado tenha boas condições para o seu desenvolvimento. O secretário destacou ainda que o Programa Boa Escola para Todos é de extrema importância, pois investe na qualificação do cidadão, além de propiciar ao Estado mais segurança, justiça e educação. Também participaram do evento o secretário adjunto da Fazenda, Ricardo Englert, os diretores da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, e do Tesouro do Estado, e José Alfredo Pezzi Parode, e o contador e auditor-geral do Estado, Roberval da Silveira Marques, e membros do Grupo de Educação Fiscal (GEF). O programa de Educação Fiscal é uma parceria entre as secretarias da Educação e da Fazenda, que leva a importância da boa gestão dos recursos públicos à sala de aula e às comunidades envolvidas com as escolas. São 69 os tutores que capacitam professores para atuar em sala de aula em 270 municípios do Estado. Os professores levam às crianças informações sobre arrecadação, gestão e controle de recursos públicos. Com esse trabalho, já foram capacitados mais de 3 mil professores. Segundo Aod Cunha, a doação das máquinas foi possível porque houve uma renovação dos equipamentos da Secretaria da Fazenda para a utilização de programas mais sofisticados, voltados às ações de modernização da receita, do controle do gasto e para a transparência. Nas escolas, as máquinas poderão ser usadas para tarefas menos complexas ou para permitir o contato inicial das crianças com a tecnologia.