Curso a Distância de Educação Fiscal inicia com 400 alunos no RS

O Curso a Distância de Disseminadores de Educação Fiscal do segundo semestre de 2008 começou nesta segunda-feira, 1º de setembro, com 400 alunos, distribuídos em 20 turmas. A capacitação é realizada no RS pelas Secretarias Estaduais da Fazenda e da Educação, através do Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE), e no Brasil pela Escola de Administração Fazendária (ESAF) do Ministério da Fazenda. O curso, com duração de cerca de dois meses, é feito praticamente todo pela internet, com a participação obrigatória dos alunos em uma aula presencial. No início do curso, o aluno recebe sem custos o material composto de quatro manuais e um CD rom. O conteúdo programático do curso é composto de quatro módulos: Educação Fiscal no Contexto Social, Estado e Sociedade, Sistema Tributário Brasileiro e Gestão Democrática dos Recursos. O curso tem uma carga horária de 80 horas. Quem optar por apresentar um projeto pedagógico receberá um certificado de 120 horas. A grande maioria dos alunos é professor das redes estadual e municipal de ensino. O objetivo do curso é formar pessoas que trabalhem em sala de aula e na comunidade assuntos como administração pública, tributos, controle dos gastos públicos e acompanhamento da aplicação dos recursos públicos. No primeiro semestre de 2008, foram formados 315 disseminadores de Educação Fiscal no Estado. Isso representou um percentual de aprovação de mais de 96%, com o RS obtendo um dos melhores desempenhos entre os estados.