Estudantes assistem à peça de teatro sobre Educação Fiscal em Porto Vera Cruz

Como parte das atividades desenvolvidas pelo Programa de Educação Fiscal do Estado (PEF-RS), o Grupo da Primeira Infância Melhor e alunos da Escola Estadual Tamandaré de Porto Vera Cruz assistiram a uma peça de teatro. A encenação, ocorrida na última semana, foi desenvolvida por professores de 1º a 4º série do Ensino Fundamental das Escolas Municipais, localizadas no interior do município de Porto Vera Cruz. A peça abordou diversos temas, entre eles a importância de pedir a nota fiscal. Os alunos apresentaram uma dramatização de fatos rotineiros do dia-a-dia, nos quais é importante exercer os conceitos de cidadania. O evento é uma parceria do PEF-RS com o Projeto Fiscais Voluntários do ICMS Rural, coordenado pelas secretarias da Fazenda e Educação do município. O projeto que foi desenvolvido pelos professores municipais e agentes fazendários capacitados pelo Curso de Disseminadores de Educação Fiscal, coordenado no Estado pela Secretaria da Fazenda/RS, tem a finalidade de orientar o produtor rural em suas diversas situações de negócios para que ele informe o movimento econômico-financeiro realizado dentro de seu estabelecimento. Além disso, os idealizadores alertam a população sobre a importância de participar mais ativamente do crescimento do município, contribuindo desta forma para um incremento na arrecadação de ICMS. - Despertar nas crianças e adolescentes o interesse pelas questões tributárias é fundamental para que elas possam, no futuro, entender melhor a importância dos tributos e o dano causado a toda a sociedade pela sonegação de impostos, afirma Sílvia Grewe, coordenadora do Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE). Além disso, o Município de Porto Vera Cruz participa, através de convênio, do Programa de Integração Tributária (PIT), desenvolvido pela Secretaria da Fazenda, através da Receita Estadual, que tem por objetivo promover ações de interesse mútuo entre Estado e município, onde o PEF está inserido. Desde que o PEF/RS foi criado, cerca de 2,2 mil professores e fazendários já foram capacitados como disseminadores e outras 60 pessoas como tutores de Educação Fiscal. As ações do PEF, como seminários, reuniões, palestras e cursos, já chegaram a cerca de 215 mil alunos em 1,3 mil escolas. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo site www.educacaofiscal.rs.gov.br.