Programa de Educação Fiscal promove ações em municípios gaúchos

Durante o mês de abril o Programa de Educação Fiscal do Governo do Estado está promovendo diversas ações de sensibilização e capacitação em municípios do interior gaúcho. No dia 24 de abril ocorre em Esteio o Lançamento do Programa Educação Fiscal do município. No lançamento do programa será apresentada a Cartilha Elaborada pelo Núcleo de Educação Fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda Municipal, com o objetivo de atender aos cidadãos em geral em palestras e encontros. A importância da conscientização fiscal para o município será o tema central das palestras de sensibilização que acontecerão em Boa Vista do Incra e em Panambi, respectivamente, nos dias 25 e 26 deste mês. Os eventos, direcionados à administração pública, aos professores e aos diversos segmentos da sociedade civil serão ministrados por representantes da Secretaria da Fazenda e da Secretaria da Educação, integrantes do Grupo de Educação Fiscal. Durante toda essa semana aconteceram, em vários municípios, os encontros presenciais do Curso dos Disseminadores de Educação Fiscal, que no Rio Grande do Sul conta, neste semestre, com 16 turmas num total de 350 alunos. O curso na modalidade de educação à distância, oferecido pela Escola Fazendária do Ministério da Fazenda, é gratuito e tem duração de dois meses. Ainda no mês de abril teve início o Curso de Metodologia de Projetos Pedagógicos elaborado pela APET – Assessoria de Promoção e Educação Tributária em conjunto com a Escola Fazendária - SUDESQ. O curso à distância é destinado aos tutores do programa e tem por objetivo trazer novos conhecimentos para estimular e qualificar os projetos pedagógicos voltados ao tema do programa. Desde que o PEF/RS foi criado, cerca de 2,2 mil professores e fazendários já foram capacitados como disseminadores e outras 60 pessoas como tutores de Educação Fiscal. As ações do PEF, como seminários, reuniões, palestras e cursos, já chegaram a cerca de 215 mil alunos em 1,3 mil escolas. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo site www.educacaofiscal.rs.gov.br.