Noroeste Colonial discute Educação Fiscal

Na última semana, o grupo que coordena o Programa de Educação Fiscal do Estado, formado por representantes das secretarias da Fazenda e da Educação, participou de três eventos importantes na região Noroeste Colonial, nos municípios de Humaitá e Panambi. As palestras e debates foram organizados pelas secretarias da Educação e da Fazenda dos dois municípios. Na quarta-feira (20) cerca de 200 pessoas compareceram ao auditório municipal em Humaitá para uma palestra sobre ICMS e o Programa de Educação Fiscal, com a participação de representantes da sociedade, administração pública municipal e da Secretaria Estadual da Fazenda em Três Passos, Ari Novotny. Nesse evento, Osmar Kuhn, contador e tributarista, apresentou dados econômicos de Humaitá e da região. A representante do Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE) Sílvia Grewe destacou a importância da conscientização fiscal para o município e o papel de cada cidadão dentro da sociedade. O papel do educador no Programa de Educação Fiscal foi o tema abordado pelo professor Carlos Pinheiro, da Secretaria da Educação, também integrante do GEFE. Na quinta-feira (21), os integrantes do GEFE apresentaram aos professores do município, das redes municipal e estadual, exemplos pedagógicos e os resultados já alcançados por vários municípios no estado e também exemplos de outros estados. Em Panambi, a reunião foi com as equipes das secretarias da Educação e Fazenda, com a participação da representante da agência local da Secretaria da Fazenda Lisete Webler. Nesse município a Escola Municipal Bom Pastor realiza um trabalho bem estruturado de educação fiscal junto aos alunos, e a secretária municipal da Educação, Nara Viviane Graeff, quer ampliá-lo para outras escolas, iniciando já no ensino infantil. Para que a sociedade também se envolva no projeto de ampliação do programa um evento será realizado em abril. O Programa de Educação Fiscal (PEF/RS) é um programa integrado pelas Secretarias da Fazenda e da Educação, que tem como objetivo desenvolver valores, atitudes, habilidades e competências para o exercício de direitos e deveres na relação entre o Estado e cidadão, no entendimento do funcionamento da Administração Pública.